Pequenos truques

Algumas dicas de decoração ajudam a ter conforto ao receber os amigos para assistir ao Campeonato Brasileiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/05/2011 13:03 / atualizado em 30/05/2011 09:28 Joana Gontijo /Lugar Certo
Alexandre Ferreira Miranda, da Maria Alice Decorações, diz que conforto é a bola da vez - Eduardo Almeida/RA Studio Alexandre Ferreira Miranda, da Maria Alice Decorações, diz que conforto é a bola da vez
A edição de 2011 da maior competição nacional de futebol, o Campeonato Brasileiro, já começou. Junto com as rodadas e emoções do campeonato, surgem as reuniões de amigos para assistir aos jogos e torcer pelo time do coração. Para receber bem as visitas e deixar também a casa no clima da torcida, pode-se investir em pequenos truques de decoração e em móveis confortáveis e práticos.

De acordo com a decoradora parceira do Shopping Minascasa, Fernanda Berni, a decoração dos ambientes que serão utilizados para receber os amigos durante os jogos deve ser regida pela alegria, descontração e conforto. "Um ambiente alegre se faz com cores vibrantes e variadas. Como o tema é o futebol, vale seguir as cores do time do coração", afirma. Ela acrescenta que, para não se arrepender depois, principalmente se a equipe perder, é preciso usar as cores com moderação, apostando em pequenos itens, que não sejam tão caros, como almofadas, pufes e mantas.

Outro quesito importante, segundo Fernanda, é o conforto. "A descontração pode se revelar no conforto. Pequenos móveis bem versáteis, como mesinhas auxiliares e carrinhos-bar servem para acomodar comidas e bebidas e deixá-las à mão. Pufes com rodízios, banquetas e almofadas sobre o tapete aumentam o número de assentos na sala, deixando os convidados à vontade", ensina a decoradora.

Durante essas ocasiões, a televisão deve ser a estrela do cômodo e, por isso, é importante que ela esteja em uma posição que favoreça a visão por todos os torcedores. "O ideal é que a TV fique no centro da sala, em uma altura confortável. Para isso, pode-se instalar a tela em um painel de madeira", aponta Fernanda. E afirma que um rack bem dividido e projetado também é uma boa opção. "A indústria de móveis está muito criativa. Já existem muitos modelos que são multifuncionais e servem para acomodar todos os equipamentos, com gavetas e até espaço para pufes", explica.

Como os jogos geralmente são acompanhados de muitos petiscos, churrasco e da famosa cervejinha, Fernanda Berni dá dicas para preservar os móveis e objetos. "Para proteger móveis mais delicados, como poltronas de seda, pode-se jogar um xale por cima da mobília ou usar capas protetoras para poltronas, sofás e cadeiras para evitar manchas", ensina. Ela acrescenta que, se houver uma peça mais nobre no cômodo, como um tapete caro, a dica é remover a peça. "É importante priorizar o conforto e a tranquilidade, inclusive do dono ou dona da casa", aponta.

Segundo a decoradora, outro truque para evitar problemas com quebras e danos é utilizar talheres, pratos e copos mais práticos, como os feitos de plástico ou acrílico coloridos, presentes em objetos de design cada vez mais criativos. "Além de bonitos e modernos, eles são inquebráveise, por isso, mais seguros", explica. É importante, ainda, deixar espaço livre para as pessoas circularem e evitar usar móveis com quinas demais. "Pode-se também empurrar os móveis para os cantos. O importante é dar liberdade e espaço para os mais exaltados", ensina a decoradora.

"O que todo mundo quer é realmente assistir aos jogos. Com isso, as pessoas estão investindo em novas televisões, e consequentemente os móveis para a sala de estar, jantar, espaço de home-theater de TV, estão sendo trocados, com maior procura por racks ou homes e sofás. Aproveitando o gancho, cresce a busca por peças mais confortáveis", destaca o diretor comercial da Maria Alice Decorações, Alexandre Ferreira Miranda.

Contemporâneos

O mobiliário para acomodar os modelos modernos de televisor agora transforma os racks antigos em verdadeiros homes com paineis e design contemporâneo, em linhas misturadas a diversas possibilidades de acabamento, em lacas, lâminas nobres, espelhos, vidros pintados, e os sofás em opções retráteis aliando poltronas e chaises individuais, como cita apenas alguns exemplos Alexandre Miranda. "Esse aumento de procura vem até um pouco anteriormente pelo fato das pessoas estarem mais voltadas para a casa", pontua.

A gerente comercial das lojas Ábeto e Griffo, também do Minascasa, Renata Pimenta, diz que é importante criar um clima irreverente, descontraído e concentrar os esforços em ter um ambiente que seja confortável e acomode todas as pessoas que vão assistir aos jogos. “Deve-se optar por um sofá bem amplo e confortável, de preferência com tecidos resistentes e mais escuros, que ajudem a evitar problemas com comidas e bebidas. O conforto passa também por essa questão, de dar liberdade para as pessoas torcerem sem se preocupar com danos aos móveis. É importante também ter uma televisão bacana e bem instalada, em um ponto visível. A luminosidade do ambiente também deve ser bem pensada, para não impedir a visualização da tela. Outra dica é abusar das poltronas individuais e usar tapetes e almofadas para acomodar a todos e criar um ambiente irreverente”.

Renata diz que existe uma relação entre a venda de móveis e televisores com o início do campeonato. Como afirma, o mobiliário geralmente utilizado para compor salas de televisão e espaços de home teather é bastante procurado. Ela explica que os móveis mais adequados são os resistentes e confortáveis. A demanda maior é por sofás, poltronas e racks. “Houve muita mudança no layout desses móveis e das próprias televisões, que perderam em profundidade, o que permite telas maiores, mesmo em ambientes menores”.

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura