Contra espaços pequenos, abuse de armários e espelhos

Especialistas dão palpites valiosos de como deixar bonitos e aconchegantes os pequenos ambientes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/06/2011 10:38 Redação /Correio Braziliense
Uso de espelhos é indicado para ampliar espaços - Uso de espelhos é indicado para ampliar espaços

Com os altos custos dos imóveis no Distrito Federal, a tendência do mercado é oferecer apartamentos cada vez menores. Isso acentua o problema da falta de espaço. Como colocar cada móvel no devido lugar? É essencial que objetos não aparentem estar empilhados, compondo uma completa bagunça.

O arquiteto e designer Glaucio Gonçalves, fundador do Espaço Brasileiro de Arquitetura (EB-A), dá algumas alternativas para aproveitar cada canto da casa. O especialista garante que, em primeiro lugar, é essencial levar em consideração todos os hábitos e necessidades de quem mora no local. O intuito é organizar o ambiente para que coincida com a personalidade do morador.

Assim, é necessário que se faça um levantamento do mobiliário existente. Se algum móvel não estiver mais de acordo com o espaço, a ideia é reaproveitar, dando a ele novo uso ou aparência. Se for adquirir novas peças, opte por aquelas que tornem os ambientes funcionais e práticos. É importante para que o dia a dia fique o mais organizado possível.

"Integre a cozinha à sala e à área de serviço. Assim, consegue-se uma maior amplitude e iluminação", sugere Glaucio Gonçalves. Ele ainda destaca a importância do uso de luz adequada para que, com claridade, o ambiente pareça maior e mais aconchegante. Para separar os cômodos da casa de forma sutil, o uso de cortinas em voal é indicado.

A arquiteta Maria do Carmo Araujorge ensina que uma grande alternativa é ter a maior quantidade de armários possíveis, para que os objetos mantenham-se organizados. "Utilizar espaços como embaixo das camas também é uma boa opção".

Divulgação/Ideia Glass
Espelhos também são aliados para gerar uma impressão de profundidade. "O uso é a melhor alternativa para fornecer a sensação de espaços maiores, já que brinca com os nossos sentidos", afirma. De acordo com a arquiteta, utilizar objetos e móveis com múltiplas funções é interessante. "Colocar a televisão em um móvel giratório, que possa atender a dois cômodos, como o quarto e a sala, é uma ideia que economiza espaços", acrescenta.

Banho espaçoso

O Box Flex, da marca Ideia Glass, garante flexibilidade para pequenos ambientes. Composto de dois vidros, dobradiças e trilho deslizante na parte inferior, o espaço de abertura da porta é reduzido. O Boxflex pode ser usado para pequenos vãos, a partir de 60cm, sendo ideal para ambientes reduzidos.

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura