Lugarcerto

Iluminação pode transformar ambientes em aconchegantes ou funcionais

CorreioWeb
A luz amarela é indicada para ambientes mais intimistas, de relaxamento e descanso 
A luz amarela é indicada para ambientes mais intimistas, de relaxamento e descanso
De acordo com a demanda do ambiente, cada tipo de iluminação produz um efeito específico desejado
. Para relaxar, as luzes ‘amarelas’ são as mais indicadas. Entretanto, na hora da leitura, uma luz mais fria permite maior clareza. Para o desenhista industrial e especialista em ‘lighting design’, Fernando Prado, o efeito da luz sobre as pessoas remonta tempos históricos, desde o aconchego produzido pelo calor e pelo clima sereno de fogueiras nas cavernas. O especialista acredita nas influências psicológicas da iluminação residencial.

“O que me fascina em desenhar luminárias é pensar em como aquilo pode melhorar a vida de quem as usa”, diz Fernando. O desenhista industrial acrescenta que a iluminação cumpre seu papel quando justamente não é notada, quando as pessoas se sentem bem, mais não sabem porque. Para ele, o bem-estar do morador é essencial.

 
 
Custo-benefício e bem-estar
Para os ambientes de leitura e estudo, a luz branca é indicada por proporcionar maior clareza 
Para os ambientes de leitura e estudo, a luz branca é indicada por proporcionar maior clareza
Em relação ao embate entre lâmpadas incandescentes e fluorescentes, para o especialista, por mais que as fluorescentes possuam melhor custo-benefício, as incandescentes, que produzem aquela luz amarela e acalentadora, proporcionam o bem-estar das pessoas. “No custo-benefício tem que estar contemplada a parte da qualidade de vida e do bem-estar”, argumenta Fernando.

Em 2002, Prado começou a desenhar luminárias para a Lumini, sendo no ano seguinte convidado a gerenciar a área de produtos da empresa. A linha Luz e Arquitetura, projetada pelo especialista, busca a valorização do espaço arquitetônico através de soluções de alta performance
.

Uma novidade do desenhista industrial é a Led Solutions. A preocupação é combinar baixo consumo, eficiência e durabilidade dos LEDS à qualidade da luz, proporcionando experiências mais confortáveis ao usuário. O diferencial é usar a tecnologia LED para substituir lâmpadas incandescentes. “As lâmpadas LED não produzem calor e fornecem um clima aconchegante semelhante ao das incandescentes. Apesar de o investimento inicial ser maior, o tempo de duração compensa”. Além disso, segundo o especialista, o consumo de energia elétrica também é menor. Para ele, esse é um “novo jeito de desenvolver luminárias”.