O tempo frio do inverno é um convite para ficar em casa e aproveitar do conforto do quarto. Mas, e se a decoração do ambiente ficar cansativa? Uma solução simples para renovar o astral do quarto é trocar o enxoval e fazer pequenas alterações em tapetes e cortinas. Especialistas dão dicas de cores e produtos para fazer mudanças na sua casa.
Um dos principais pontos a ser analisados para uma renovação do quarto é a cama. “O principal é saber escolher a cor e a textura. A cama ocupa lugar de destaque no quarto, principalmente nas novas construções, com ambientes pequenos. Se o cliente quer algo mais impactante, coloque uma cor inusitada e uma textura mais ressaltada, como o linho. Mas as cores têm que combinar”, explica o designer de interiores Rafael Cândido.
Clique aqui e veja mais fotos
A melhor opção de cores para a roupa de cama, segundo arquitetos e decoradores, são as neutras, para não cansar o ambiente, justamente num local destinado ao descanso. O cinza, o cru e o branco são apostas de sucesso do arquiteto Júnior Piacesi, do Escritório Piacezi e Macedo, que também sugere evitar estampas. “São cores desse ano, mas que não saem de moda. Você mantêm o clássico e se comprar um produto de qualidade, poderá usar durante até dez anos sem enjoar”, diz Piacezi, que visitou a Feira de Milão para saber das últimas tendências da área.
Romântico ou bem-humorado? Simples ou arrojado? Clique aqui e veja dicas de decoração para seu quarto!
Júnior também elenca outra vantagem dessas cores
Rafael Cândido indica o cinza e tons de azul, cores presente nos últimos lançamentos no mercado. Além disso, sugere uma mistura presente na Mostra de Milão. “Cinza com marrom. Uma combinação que voltou forte no final do ano passado na Itália e que pode ser aplicada no ambiente”, afirma.
Especialistas recomendam a troca de cobre-leitos, que além de mudar o astral do ambiente, evitam que lençol, virol, manta e edredom recebam poeira. “Essa peça deixa cama bonita e protegida. Ficou velho? É só trocar e pegar uma peça nova, sem ter que trocar todo o enxoval”, afirma Piacezi.
Almofadas e tapete são acessórios que podem ser facilmente trocados e dar uma cara nova no ambiente. Elas podem ser coloridas para dar um aspecto mais descontraído e contemporâneo, além de aumentar a sensação de conforto. O contraste das almofadas coloridas com o tom neutro da cama vai agregar mais movimento na composição do quarto
Cortinas e abajures também podem ser renovados para quebrar a rotina do quarto. Cores neutras novamente são bem vindas, sempre combinando com as mesmas usadas na cama. Quanto menos informação visual, maior descanso na hora do sono. A iluminação pode ser repensada para propiciar um fecho de luz mais intimista para que o organismo do usuário já comece a relaxar antes de dormir.
A arquiteta e designer de interiores Valéria Alves recomenda a aplicação de alguns detalhes em cristal e um reposteiro na cortina, para realçar o brilho no quarto. Além disso, caso o cliente possua sofá ou outro móvel no ambiente, pode trocar o estofado e dar um novo astral.
“O quarto vai ficar novo! Dá um diferencial no ambiente. O reposteiro, que é um tecido nas laterais da cortina, pode ser colorido e dá um ar mais romântico. Adornos também são bem vindos. São detalhes que fazem a diferença”, recomenda Valéria.
Júnior Piacezi ressalta ainda a importância dessa renovada no visual do quarto. “As pessoas vivem numa rotina cada vez mais estressante. Da mesma forma em que se preocupam em comprar roupas para o trabalho e lazer, também é preciso se importar em adquirir em boas roupas de cama e decoração para que tenham o benefício de um bom descanso à noite. É um investimento em saúde”, diz.
Serviço:
Júnior Piacesi: (31)7818-9809
Rafael Cândido: (31)8428-5761
Valéria Alves: (31) 9956-8407