Arquiteta explica quando optar por armários pré-moldados na decoração

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/06/2011 12:19 CorreioWeb /Admite-se

 

 
Os armários, sem dúvida, são aliados da boa organização. Nada como olhar para um guarda-roupas ou closet pela manhã e conseguir visualizar tudo o que precisa na hora de se vestir antes de sair de casa. Os modulares, pré-moldados ou sob medida, facilitam a vida também nas tarefas da cozinha, home office, banheiro, sala e também no home theater. “Nichos bem definidos facilitam a organização, tirando aquela sensação desagradável de bagunça e desordem”, explica a arquiteta Vanessa Trad.

Os armários planejados são esteticamente elegantes e dão ao ambiente uma cara mais clean, além de ampliarem espaços, pois, se encaixam de forma proporcional. “Ao planejar móveis sob medida é indicado pensá-los em todo o contexto do ambiente”, explica a especialista. Trad indica que, se a pessoa tiver um armário de madeira, o ideal não é colocar uma porta do mesmo material, mas alguma que seja espelhada, leitosa ou com vidros chamados de refletores, que tem certa transparência, nas cores bege e preta. “Também é necessário pensar o que será guardado e em qual quantidade”, conta a arquiteta.

Normalmente, no quarto, um armário sob medida tem sapateira, prateleiras, varão, espaço para roupa comprida, maleiros e gavetas. “Todos esses elementos são importantes, porém há hoje diversas opções diferenciadas, que podem ser utilizadas em armários de quartos grandes ou closet, como gavetas com divisórias para gravata ou bijuteria. Tem ainda gaveta com chave para guardar jóias ou objetos de valor, cofres embutidos com fundos falsos, entre outros”, explica Vanessa.

 
Os móveis planejados também podem ser usados em escritórios, como armário, gaveteiro e porta-arquivo. “Para quem trabalha com muitas pastas e papéis, portas de vidros são bem interessantes, para facilitar a visualização do que tem dentro, sem precisar abrir”, indica a arquiteta.

No home theater, o projeto depende dos equipamentos, pois pode ter apenas um aparador com painel para TV ou, para quem tem muito espaço, prateleiras para CD, DVD e gavetas para controles remotos. Já na cozinha, a concepção deve ser minuciosa, pois os móveis devem ser exatamente do tamanho dos eletrodomésticos para que não fique desproporcional.

Pré-moldado X marceneiro

Resta uma dúvida frequente na cabeça de quem quer aproveitar bem o espaço com um armário planejado: é melhor comprar um pré-moldado ou contratar um marceneiro? “Existe a diferença de preço e de mão de obra. Quando os móveis modulares são comprados em uma boa empresa de planejados, vai custar muito mais que no marceneiro, porém com tecnologias que alguns profissionais não conseguiriam desenvolver, com peças importadas”, explica. A especialista indica que lojas ainda costumam dar garantia de dez anos, além de assistência técnica. Segundo ela, quanto aos marceneiros, existem vários tipos de serviço, os que cobram menos e fazem coisas mais simples, com ferragens mais fáceis, e aqueles profissionais que usam equipamentos de primeira. “Entretanto, atualmente, existem diversas empresas de pré-moldados. Pesquisando, é possível encontrar um bom preço”, conclui Vanessa Trad.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023