Uso de tijolos expostos como elementos decorativos traz aconchego ao lar

Embora tenham como função original fazer parte dos alicerces das construções, os tijolos também podem se tornar elementos decorativos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/07/2011 14:38 / atualizado em 06/07/2011 14:44 CorreioWeb /Admite-se
Tijolos a mostra também podem fazer parte da decoração (Gustavo Xavier) 
Tijolos a mostra também podem fazer parte da decoração
Capazes de conferir conforto térmico e acústico e proporcionar um clima rústico e aconchegante aos ambientes, os tijolos aparentes agradam em cheio e nunca saem de moda. Sua utilização, no entanto, pode gerar algumas dúvidas como, por exemplo, se é possível ter uma parede com tijolos aparentes também em apartamentos.

As arquitetas Patrícia Guerra e Roziane Faleiro respondem: Para fazer uma parede de tijolo aparente pode-se optar por uma alvenaria totalmente estruturada no tijolinho ou usar somente um revestimento que recobre a parede original. Sendo assim, é possível utilizar o recurso tanto em casas quanto em apartamentos, sem a necessidade de grandes intervenções.

Outra dúvida frequente é sobre como evitar que os tijolos soltem aquele pó desagradável. Mas, para isso, também há solução. O ideal é que se utilize resina no acabamento. Outra opção - que pode trazer mais leveza - é o acabamento à base de cal, como se fosse uma caiação, ou requeimado laminando, para um acabamento mais uniforme, ensinam as profissionais.

As arquitetas lembram ainda que as paredes com tijolos aparentes necessitam de cuidados. Por isso, é importante contar com uma orientação profissional a fim de saber quais produtos usar, dependendo de cada parede. Assim, este detalhe da casa ficará sempre limpo e terá maior durabilidade. Além disso, para manter a beleza e evitar o desgaste é necessário impermeabilizar os tijolos.

Patrícia e Roziane também advertem que se deve ter cuidado, pois o tijolinho é sensível nas quinas e costuma machucar com facilidade. Para evitar acidentes, há uma opção mais resistente oferecida pelo mercado: são os revestimentos em tijolinho em modelos variados, que trazem os mesmo atributos de um tijolo natural, porém são finos e assentados como uma cerâmica convencional, finalizam.

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019