Cama com mais liberdade

Destaque máximo no quarto, os modelos box vem crescendo em vendas e superando os tradicionais com cabeceira, segundo opinião de especialistas do setor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/07/2011 10:06 / atualizado em 10/07/2011 13:19 Thiago Ventura /Portal Uai
A designer Fernanda Berni diz que painel como cabeceira precisam ter desenho simples - Eduardo Almeida/RA Studiio A designer Fernanda Berni diz que painel como cabeceira precisam ter desenho simples
Destaque máximo no quarto, as camas box vem crescendo em vendas e superando os modelos tradicionais com cabeceira, segundo opinião de especialistas do setor. De olho nisso, grandes redes investem pesado nesse móvel. Mas como criar um ambiente aconchegante usando cama box? O Lugar Certo conversou com profissionais do setor e passa algumas dicas.

O predomínio das camas box na maioria dos projetos deve-se à vantagem de não possuir grande estrutura como nos modelos convencionais. E cada espaço ganho a mais é motivo de vitória, principalmente com as dimensões reduzidas de quartos nos últimos lançamentos. Além disso, a cama dá liberdade para uma decoração mais personalizada na cabeceira, sem ficar refém do design feito nos modelos tradicionais.

“Como ela você tem a possibilidade de fazer painéis enormes. Além disso, por não possuir quinas, dá mais flexibilidade ao espaço e evita de alguma colisão dos usuários à noite ou com crianças”, ressalta a arquiteta Raquel Nogueira, da Lider Interiores. Além disso, vários modelos disponibilizam gavetas, onde podem ser guardados enxovais ou outros objetos.

Na hora de planejar a cabeceira, uma das melhores soluções é instalar painéis na parede, peça que tanto pode ser encomendada ou comprada em tamanhos padronizados. Segundo a designer de ambientes Fernanda Berni, as melhores opções de materiais são o laminado de madeira, MDF, madeira laqueada ou mesmo o revestimento em couro. Mas é necessário que a dimensão do painel seja proporcional ao tamanho da cama.

Veja mais fotos de camas box
Veja mais fotos de cabeceiras

No caso de um quarto pequeno, alguns truques podem deixar o ambiente maior. “Escolha cores claras, instale espelhos e deixe mais espaço de circulação. Painel e móveis devem ter design mais limpo possível; quanto menos linhas e detalhes mais noção de amplitude. Um painel de um canto a outro da parede cria um visual muito legal”, afirma Fernanda.

Quando o cliente possui um espaço maior no quarto, a liberdade de escolha também aumenta. Tons mais escuros de parede, peças com proporção maior e um painel mais alto são permitidos e deixam o ambiente mais completo. “A decoração da parede principal do quarto é complementada com papeis de parede, espelhos, pinturas diferenciadas, plotagem de fotos, quadros ou esculturas. Você tem uma liberdade grande, mas o ideal é que a cabeceira seja bem projetada para que o quarto fique bonito e aconchegante”, completa.

CONFORTO

A arquiteta Raquel Nogueira aposta nos painéis estofados como boa escolha para a cabeceira da cama box. “Eles ofereces um conforto muito melhor que os de madeira e são esteticamente bem interessantes. O cliente tem várias opções, com costuras em formas geométricas ou orgânicas. Há uma gama enorme de estampas e tecidos”, afirma.

Outra opção interessante para a cabeceira da cama é utilizar apenas a parede como topo. Basta aplicar algum efeito. “Pode-se pintar a parede onde ficaria a cabeceira da cama num tom diferente das outras, o que já cria um destaque interessante. É possível ainda complementar a decoração com pintura ou adesivo com efeitos assimétricos. Dá um resultado supercriativo e com bom preço”, diz Fernanda Berni.

A opção pela cama box foi a solução encontrada pela relações públicas Andreza Carla Nunes de Oliveira e marido, Renato Alves, que desejavam uma cama com volume menor para não carregar o ambiente. “O quarto ficou mais bonito, pois a cama não fica tão grande. Gosto das linhas retas e a cabeceira pode ficar mais clean. Ficou bem mais confortável”, atesta Andreza.

O primeiro item a ser observado na compra de uma cama box é a dimensão. O móvel deve ser compatível com o quarto, deixando espaço livre para circulação no ambiente. Segundo especialistas, é comum os consumidores se empolgarem na hora da compra e ter dor de cabeça depois. “Claro que é muito mais confortável uma cama de 160 ou 180 cm de largura, mas é preciso que o tamanho seja compatível”, diz Fernanda Berni

Por outro lado, esse tipo de cama costuma atender bem pessoas altas. “Elas podem ser facilmente encomendadas em tamanhos diferentes. O que representa uma grande vantagem para os homens mais altos, por exemplo. Mesmo aquelas de largura menor (1,40) podem ser fabricadas com comprimento de 2,00, 2,10m etc”, afirma.

Também é necessário observar o tipo de material do colchão e a sua densidade. Segundo Raquel Nogueira, o cliente deve olhar bem as especificações do fabricante. Existem modelos projetados para determinados perfis. “O consumidor deve olhar bem para saber se aquele produto é ideal para o seu peso e estatura”, recomenda. “É bom sempre fugir dos exageros. Se o preço estiver muito baixo, desconfie. Cem porcento dos meus clientes que gastaram um pouco mais com a cama ficaram satisfeitos. Vale a pena investir num colchão de qualidade”, completa Fernanda.

Móveis da cabeceira devem dialogar com o painel e a cama. De acordo com a arquiteta, as cômodas ou mini-armários não podem ter altura superior ao do painel e a opção por tons semelhantes é aposta de sucesso. Já Fernanda Berni sugere ainda o contraste entre painel e móveis, com criados escuros com painel claro, por exemplo.

Uma desvantagem das cama box fica por conta da conservação. “O inconveniente vem em relação à limpeza. A madeira é mais fácil de limpar. Já no caso da cama box, a barra pode ficar suja ou pegar poeira direto no colchão”, diz. Além disso, alguns clientes já reclamaram da falta de estabilidade da cama box em relação ao modelo tradicional, que possui estrutura rígida. Mas, por outro lado, por não possuir estrado, é mais silenciosa.

Tags: cama

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura