Apesar de pequeno e muitas vezes esquecido quando se fala em decoração, o banheiro é um dos ambientes da casa que mais frequentamos. É o primeiro cômodo que utilizamos ao acordar e o último antes de dormir. Por ser um espaço privado e reservado, não é proibido abusar da criatividade e ousadia na hora de decorá-lo.
É possível ir além dos azulejos na parede. Os banheiros parcialmente revestidos com esse material tem sido uma opção muito utilizada por arquitetos e decoradores. Mas será que paredes suportam um ambiente úmido sem uso de material cerâmico? De acordo com Susana Salles Brancaglion, designer de interiores, além de resistir, elas ainda ficam mais bonitas.
Susana explica que os lavabos, por serem divisões que não possuem chuveiros ou banheiras, nos permitem arriscar bastante nos arranjos das paredes. As pinturas especiais são uma alternativa para deixar o ambiente mais charmoso e original. Tecidos, gesso e desenhos também servem para incrementar sua decoração.
Veja mais fotos de banheiros
Já em banheiros convencionais, o cuidado com a água e a umidade deve ser maior. A designer recomenda que se use o mínimo de revestimentos na área do box. Mas para decorar o restante do cômodo é permitido deixar as idéias aflorarem: mosaicos e faixas são sugestões.
Para garantir a durabilidade da decoração, a decoradora e arquiteta Anamélia Francischetti indica as tintas acrílicas, que evitam o desgaste dos materiais usados no interior do cômodo. Além de preservar o arranjo, esse tipo de tinta tem boa aderência e resistência ao mofo.
Leia mais: Banheiros também podem ser sinônimo de elegância
De acordo com Susana Brancaglion, pastilhas, pedras, mármore, cerâmica, vidro, porcelana, limestones (calcário poroso original da Europa) e filestones (placa de pó de granito com resina) são materiais bastante usados para personalizar o banheiro. Mas ela observa que, na hora de decorar, sempre é preciso analisar para que ambiente e com qual propósito determinado material vai ser aplicado.
Ao contrário do que muitos acreditam, as madeiras não precisam ser descartadas da decoração do banheiro
Famílias que tenham em casa crianças ou idosos precisam ficar atentas aos materiais escorregadios. A dica é utilizar pisos antiderrapantes e usar tapetes no chão. Porcelanato de madeira, por exemplo, não é uma boa idéia, devido a sua superfície lisa. Pedras, só se não forem polidas, pois também podem causar quedas.
Quem mora em região úmida deve, igualmente, tomar alguns cuidados. Revestimentos de porcelanato e cerâmica são os mais recomendados nesses casos. Em contrapartida, mármore, granito e pedras naturais não são indicados, pois perdem a tonalidade quando estão em contato com umidade.
Banheiros ou lavabos, rústicos ou modernos, cheios de detalhes ou cleans, esse pequeno espaço da casa é o lugar ideal para se colocar em prática grandes ideias. Basta usar a imaginação.