Decoração para solteiros deve levar em conta praticidade, beleza e custo-benefício

Eles não exigem grandes luxos e nem querem despender muito tempo com os afazeres domésticos, mas se preocupam em ter um cantinho bonito e confortável para receber os convidados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/08/2011 11:27 Redação /Correio Braziliense
Projeto de apartamento para solteiro do arquiteto Helio Alburquerque - Valério Ayres/Esp. CB/D.A Press Projeto de apartamento para solteiro do arquiteto Helio Alburquerque

Conciliar praticidade, aconchego e beleza em um ambiente pequeno e levando em conta o custo-benefício. Esse é o desafio de um solteiro que se propõe a decorar a casa. A tarefa não é fácil e, segundo a arquiteta e urbanista Walléria Teixeira, exige muita criatividade.

Geralmente, os solteiros optam por morar em espaços pequenos e a casa ou apartamento de quem vive sozinho costuma ser simples e prática. Eles não exigem grandes luxos e nem querem despender muito tempo com os afazeres domésticos, mas se preocupam em ter um cantinho bonito e confortável para receber os amigos e as moças ou moços que podem vir a tirá-los da condição de solteiro.

Walléria Teixeira explica que ambientes pequenos pedem materiais funcionais, práticos e fáceis de limpar. De acordo com a arquiteta, são os itens diferenciados e os detalhes que vão incrementar a decoração na casa dos solteiros.
Detalhe do projeto de decoração de apartamento para solteiro - Valério Ayres/Esp. CB/D.A Press Detalhe do projeto de decoração de apartamento para solteiro

A nutricionista Patricia de Oliveira Nóbrega está montando seu primeiro apartamento. Ela relata que a experiência é trabalhosa e diz que é necessário ter paciência na hora de pesquisar preços. “Acho que o mais difícil é conciliar custo-benefício na decoração. Hoje em dia está tudo muito caro. A dica é tentar não agir por impulso e pesquisar muito, fazer orçamentos, comprar revistas de decoração e não fechar negócio na primeira loja”, afirma.

Algumas medidas podem ser úteis quando o ambiente é compacto. Não encher o apartamento de móveis, por exemplo, é uma forma de deixar as instalações mais funcionais. Guardar objetos que nunca ou raramente são utilizados, nem pensar. Quanto aos armários, há arquitetos que aconselham a fazê-los sob medida, para otimizar o uso do espaço.

Posicionar as peças de forma mais solta e integrar os espaços é uma maneira de ampliar o ambiente. É possível abrir mão das paredes e usar a iluminação para fazer divisórias invisíveis, mas charmosas. Walléria Teixeira garante que esse é um recurso fundamental nos projetos arquitetônicos, pois a luz consegue passar a sensação de aconchego ao local.

O advogado e professor universitário Rogério Dias mora sozinho há 10 anos e gosta da sensação de chegar em casa e encontrar os objetos do jeito que estavam quando saiu. “A vantagem é que fica tudo do meu jeito e eu posso decorar de acordo com meu gosto”, diz.
Espaço para manter roupas e objetos organizados é fundamental em decoração para solteiros - Valério Ayres/Esp. CB/D.A Press Espaço para manter roupas e objetos organizados é fundamental em decoração para solteiros

Para arrumar seu apartamento, ele preferiu usar cores claras, capazes de fazer com que o ambiente pequeno aparente ser maior. Sempre pensando na praticidade, Rogério também evita encher o lugar de móveis e objetos. O advogado esclarece que isso facilita sua organização e também a limpeza do local.

Tanto Patricia quanto Rogério destacam a importância do profissional de arquitetura no resultado final do trabalho. A nutricionista conta que ficou em dúvida na hora de contratar o arquiteto, porque era um custo a mais. Mas garante que vale a pena.

A casa ou apartamento pode ser pequeno e o dinheiro para a decoração pode não ser muito, mas os solteiros não precisam deixar de lado a preocupação estética. A dica é abusar da criatividade!

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
09 de novembro de 2018
24 de outubro de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura