Mesclar o estilo rústico com o contemporâneo transmite aconchego e conforto à decoração

Paredes com tijolos aparentes, mobiliário com aspecto envelhecido e o uso de materiais de demolição para estruturas e acabamentos garantem um ar simples e acolhedor ao ambiente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/08/2011 11:37 / atualizado em 10/08/2011 12:01 CorreioWeb /Lugar Certo
Divulgação

O aconchego do estilo rústico nunca sai de moda. Paredes com tijolos aparentes, mobiliário com aspecto envelhecido e o uso de materiais de demolição para estruturas e acabamentos garantem um ar simples e acolhedor ao ambiente.

Para imprimir o visual do campo em espaços dentro da cidade, muita gente resgata peças antigas, utiliza artesanatos e acessórios despretensiosos, dá lugar a vasos de flores do campo e os mais ousados até resgatam o uso do fogão a lenha.

O estilo rústico tem reafirmado sua importância na decoração contemporânea. Ele pode compor os arranjos como um todo ou aparecer só em alguns detalhes e mesclado com peças modernas, mas sempre dá um ar mais caloroso aos ambientes.

Veja mais fotos de uma decoração rústica

De acordo com a designer de interiores Marcela Passamani, é possível trabalhar a rusticidade de duas formas: a primeira preocupa-se em reproduzir fielmente o ambiente campestre, já a segunda, se propõe a associar os elementos contemporâneos ao rústico.

Marcela explica que utilizar materiais e tons inspirados na natureza é a chave desse estilo. Pisos foscos ou sem brilho, pedras naturais e madeira, artigos com aspecto rugoso ou opaco e produtos manuais garantem a aparência campesina.

Os revestimentos de matéria-prima natural, como palha, madeira, fibras, bambu e pedras também são uma opção que remete ao aconchego do rústico e conferem ao ambiente os ares do campo. A arquiteta e decoradora Ana Maria Arsky afirma que o segredo é saber dosar e dar destaque a cada item.
Divulgação

Segundo a arquiteta, há diversas maneiras de incrementar a decoração com toques de rusticidade. Para destacar as peças rústicas, é possível manter o ambiente essencialmente moderno ou então utilizar os tons claros.

Quanto às cores, normalmente são as quentes que trazem a sensação de conforto e aconchego, como o laranja, vermelho e marrom. Mas Ana Maria garante que todas as cores cabem no estilo rústico, desde que se use a criatividade.

Já Marcela Passamani acredita que o interessante hoje em dia é a possibilidade de se misturar os estilos. A designer de interiores dá a dica de se trabalhar com texturas, usando tecidos, materiais naturais, madeiras e o que mais a imaginação permitir para incrementar a decoração.

A sugestão para quem quer refletir essa harmonia entre o rústico e o moderno nos revestimentos da casa é a nova linha WOOD de pisos vinílicos da Amtico Internacional. A coleção tem 40 tipos diferentes de madeira com os mais variados estilos. O produto é revendido pela MBM Brasil, empresa especializada nos setores de revestimentos, eletrônico, corporativo e soluções arquitetônicas. Saiba mais acessando o site http://amtico.com.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023