Living merece atenção especial na hora de decorar

Considerado o cartão de visitas do lar, este espaço deve ser aconchegante e receptivo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/09/2011 11:43 / atualizado em 19/09/2011 12:55 CorreioWeb /Admite-se
Luiz Fernando Grabowsky/Divulgação

O living é o espaço da casa que costuma ser o local de primeiro contato dos visitantes com o ambiente. Considerado, então, como o cartão de visitas o espaço deve ser aconchegante e receptivo, segundo a arquiteta Vanessa Trad.

De acordo com a especialista, o living tem que ter personalidade, afinal de contas ele é o local onde se reúnem as visitas, por isso deve ser a impressão digital da família que reside naquele espaço. O mais interessante, segundo ela, é deixá-lo aconchegante e uma boa maneira é utilizando móveis em madeira. No entanto é preciso ter cuidado, pois uma quantidade exagerada de objetos pode deixar o ambiente carregado. “O ideal é equilibrar materiais pesados com neutros, como vidro, peças com cores claras e espelhos”, indica Vanessa Trad.

Para aqueles que possuem um cantinho pequeno, alguns truques podem ser utilizados para dar a impressão de um ambiente mais amplo. Além da técnica bastante utilizada dos espelhos, decorar o ambiente com tons neutros, seja nos móveis, ou no papel de parede, que se colocado na maior parede da sala cria uma sensação de profundidade, ajudam a dar a impressão de que o ambiente é maior.

Veja mais fotos de livings

Uma boa iluminação faz toda a diferença, segundo Vanessa Trad, além de dar a impressão visual que aumenta o espaço, as luzes são um truque bem interessante para modificar todo o visual do cartão de visitas da sua casa. “Se a sala for projetada apenas para receber, é interessante que haja uma iluminação direta, com focos de luz para quadros e decorações importantes”, alerta a arquiteta. Para aqueles que utilizam o espaço para acomodar a televisão ou até mesmo um espaço de home theater, a arquiteta indica uma iluminação indireta para o conforto de quem estiver assistindo TV, e uma mais direta para quando se está recepcionando.

Existem aqueles que gostam de arriscar nas cores, mas o bom gosto tem que imperar nessa hora. Deve-se ter cuidado com as misturas e a quantidade de cores utilizadas no ambiente, pois são fundamentais para um bom resultado. “Indico que escolham três cores que serão predominantes no ambientes e duas que serão as secundárias e que virão apenas em detalhes. Dessa forma, o ambiente terá cerca de cinco tonalidades diferentes e fortes, porém devem ser balanceadas para não ficar cansativo aos olhos. Os mobiliários e peças grandes podem ficar nos tons neutros, e as cores fortes em peças menores como mesas laterais, vasos e decoração em geral”, explica Vanessa.

Outro fator que costuma gerar dúvida na hora de decorar é a integração de ambientes como o living, a sala de jantar e a cozinha. De acordo com Vanessa, alguns cuidados devem ser tomados nesses casos, isso porque ficará possível visualizar a cozinha quando se está em qualquer desses cômodos integrados, por isso, ficará sempre de bom gosto manter a cozinha organizada. Sendo assim, a arquiteta aconselha que projetos como esse sejam apenas para locais com poucos moradores. “Esse tipo de projeto é mais interessante para famílias que não usam muito a cozinha, geralmente sem filhos ou com um filho apenas”, adverte.

Seja para quem mora sozinho ou com muitas pessoas, para quem costuma ou não receber amigos. A arquiteta orienta que o bom senso é fundamental independente da função a que se destinará o living. “Vale absolutamente tudo, não há nada que não podemos fazer, as coisas apenas devem ser bem pensadas e colocadas no lugar certo. Personalidade acima de tudo”, finaliza a arquiteta.

Tags: decoração,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Ivone - 19 de Setembro às 15:29
Quanto a sala de visita, esta tudo bem. Mas qto a estupidez de trocar o nome de sala de visita no nosso bom portugues, para living e ridiculo. afinal onde estamos e que lingua falamos? Podem me explicar????

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura