Foto na decoração

Fotografias são ótimos objetos decorativos. Use e abuse

Com abordagens artísticas, elas ganham destaque na produção dos ambientes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/10/2011 11:07 / atualizado em 05/10/2011 11:10 Redação /Correio Braziliense
Reprodução/Internet

A fotografia é um suporte cada vez mais usado por artistas visuais, talvez por refletir o real de forma peculiar ou por reinventá-lo. Elas são sempre inspiradoras, seja em álbuns, livros ou revistas. Na decoração, além de valorizarem o local em que são colocadas, também criam uma sintonia com outros objetos decorativos, como aparadores, vasos e papéis de parede.

Segundo a arquiteta Thelma, em seu blog Arquitetando na Net, o tema das fotografias variam de acordo com o ambiente. Em um de seus posts ela ensina que em escritórios e locais de estudo, fotos de paisagens são muito usadas. Em quartos de meninos, fotos grandes de esportes costumam cair bem. Já as meninas adolescentes preferem fotos de si, geralmente em preto e branco. Enquanto os casais jovens gostam de mostrar as fotos do casamento ou feitas em estúdio, mas sempre na parte íntima da casa, como quarto e escritório, os casais mais velhos têm preferência pelas galerias que contam a trajetória de cada um, com fotos de várias épocas.

Confira algumas dicas para aliar foto e decoração e criar ambientes únicos dentro da sua casa:

- Que tal pintar uma parede da casa, como a do corredor, por exemplo, com uma tinta que atrai magneto? Para não ficar colando as fotos com ímãs, a pedida é comprar usar folhas adesivas de manta magnética e colá-las atrás das fotos.

- Que tal montar painéis, feitos em lojas de moldura? Vale acabamento antigo ou mesmo contemporâneo. Depende do gosto de cada um. Ou então pregar as fotos na parede, em molduras individuais com formatos diferentes.

- As fotos podem ser usadas também na vertical, principalmente em quartos e halls de entrada, quando colocadas sobre aparadores, não precisam ficar no centro, podem ser postas em uma das laterais, com um vaso, por exemplo, na outra extremidade, para equilibrar. Não há regras fixas no posicionamento das fotos. O importante é a harmonia e o equilíbrio.

- Reunir fotos em um painel metálico, presas com ímãs, é uma boa idéia para quartos de adolescentes.

- Uma boa dica é abusar das fotos artísticas, elas são sempre bem-vindas na decoração. Já que custam menos do que uma tela e dão um ar contemporâneo ao ambiente.

A fotografia está com tudo na decoração. Colocada na parede ou sobre um aparador, não importante, o interessante é deixar a fotografia inserida num contexto. Então combine a foto com o fundo e tome cuidado para que ela não seja desvalorizada. Se o local tem papel de parede com estampa colorida, uma foto em preto e branco terá o devido destaque. Se vai colocar as fotos na parede, não erre nas proporções, faça primeiro a montagem no chão para ver como fica e deixe as fotos a pelo menos 30 centímetros do encosto das cadeiras ou sofá (se houver), para evitar que a pessoa que sentar no sofá bata a cabeça nas molduras.

Tags: decoração,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
21 de julho de 2019
08 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura