Homem e decoração

Cores têm poder de imprimir personalidade aos ambientes masculinos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/10/2011 11:38 / atualizado em 04/11/2011 10:16 CorreioWeb /Lugar Certo
Casa Cor Sorocaba/Divulgação

Em qualquer ambiente, as cores ditam as regras. Se o espaço for tipicamente masculino, a adesão aos tons mais neutros é mais indicada. Contudo, quem disse que as cores vibrantes devem ser deixadas de lado? Quem já decorou a casa ou escritório de um homem sabe que eles são bem exigentes. O design projetado para eles tem suas peculiaridades e características que tornam o ambiente tipicamente masculino, charmoso e funcional. Um item que faz toda a diferença neste tipo de decoração é a cor. A escolha errada das cores pode deixar o projeto desarmonioso e pesado, passando uma mensagem errada.

Segundo a arquiteta Sandra Diniz, os homens geralmente preferem tons sóbrios, como bege, cinza, grafite, café e até mesmo preto. No entanto, aquelas nuances mais quentes, e nada discretas, não são descartadas. “A escolha da cor deve ser condizente com a proposta do ambiente. Em um ambiente de trabalho, nada mais pertinente do que o uso de cores fortes, que nos torne mais alertas. No caso do home office, o tom amarelo, aplicado sobre a parede na cor berinjela, é um boa pedida. Essa combinação faz uma interligação entre o trabalho e o lazer”, explica.

A harmonia entre as cores e o restante da decoração é resultado do acordo entre a cor, a finalidade do espaço e seu usuário. A profissional destaca que para haver esse ajuste, o diálogo entre o cliente e o decorador é fundamental na etapa de elaboração do projeto. “A proposta de cores mais ousadas deve ser sempre pensada em cumplicidade com o cliente. Os experimentos e testes de cores ajudam na hora da escolha final”, afirma Sandra.

A arquiteta dá dicas de composições entre cores e ambientes que dão um toque peculiar ao ambiente com charme e beleza: “Na sala, ao optar por um sofá neutro, como o linho cru, pode-se propor o uso de almofadas em tons mais fortes e marcantes, como vermelho, verde, berinjela, roxo ou azul escuro. Já no quarto, deve-se escolher cores que remetam ao relaxamento e ao descanso. Os tons mais suaves, como o verde folha, bege, castor, azul mais escuro, café e até mesmo o cinza, são indicados”.

Qualquer que seja a combinação escolhida, esta deve ser feita sempre em conjunto com as paredes, mobiliários e complementos. Pode-se abusar do poder das cores e criar os mais diversos climas, o importante é que tudo esteja na mais perfeita harmonia.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
21 de julho de 2019
08 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura