Objetivos, os homens preferem ir direto ao ponto quando o assunto é decoração

Mas isso não quer dizer que eles abram mão da beleza quando o que está em jogo é morar bem e com estilo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/10/2011 13:33 Júnia Leticia /Estado de Minas
A arquiteta Camila Ferreira diz que é preciso ficar atento ao equilíbrio dos tons e das texturas no projeto, para evitar ambientes sóbrios demais em casa: A arquiteta Camila Ferreira diz que é preciso ficar atento ao equilíbrio dos tons e das texturas no projeto, para evitar ambientes sóbrios demais em casa: "É preciso tomar cuidado para não fechar muito o ambiente"

Conforto e funcionalidade são as prioridades para eles, que, geralmente, se interessam mais por áreas de lazer, como pontua a designer de interiores Denise Vilela. “Como piscina, home e área gourmet, locais de convívio onde possam receber os amigos e ter momentos agradáveis. E querem também facilidade de limpeza e manutenção, pois nem sempre têm faxineira diariamente”, comenta.

Frequentemente amantes da tecnologia, como aponta a arquiteta Fernanda Curi, no home eles querem equipamentos de última geração, junto com um sofá bem confortável. “Para os que gostam de cozinhar, uma área integrada e com eletrodomésticos de design arrojado. Um bar/adega não pode faltar quando o assunto é receber convidados.”

Aliás, a sala de cinema, em que o som e a TV têm destaque, é um dos ambientes preferidos pela arquiteta Sandra Diniz. “A busca de sofás, poltronas ou chaises confortáveis para que propiciem o uso agradável desses espaços é fundamental. O homem demanda ambiente em que a tecnologia seja destaque.” A arquiteta Estela Netto reforça a ideia de que os recursos tecnológicos sejam a grande particularidade na decoração masculina, mas sem esquecer a beleza, claro. “Engana-se aquele que pensa que a casa dos homens não é bela ou não tem adornos, obras de arte. Nada disso. Os homens querem o melhor para seus espaços, para sua vida.”

Para aqueles que, mesmo depois de ter recorrido a uma assessoria profissional, quiserem fazer pequenas mudanças ou acrescentar alguns itens, Sandra Diniz fala que há curingas, como os pufes. Pequenas mesas, de fácil deslocamento, também podem ser de grande utilidade. Já no caso dos adornos, ela indica lanternas e castiçais.

Outro item que não pode faltar na decoração masculina, segundo a arquiteta Valéria Alves, são armários, que ajudam na organização. Mas, junto com a praticidade podem vir o aconchego e a beleza. “Para isso, basta jogar uma manta no sofá, colocar um adorno, um tapete, que pode ser colorido, e cortinas, que compõe bem”, sugere.

Nas paredes, a indicação da arquiteta é que sejam usadas cores suaves e naturais, que garantem acerto na composição do ambiente. “Nos corredores e circulação, coloque quadros ou uma montagem com fotos. Pode ficar muito charmoso. Tudo que colocar dentro de casa deve ter um lugar certo. Assim, ela ficará organizada”, observa. Aliás, as cores e tons neutros e básicos devem predominar, deixando o colorido para pequenos itens, conforme a arquiteta.

Mas é preciso ficar atento para o equilíbrio dos tons e texturas, como alerta a arquiteta Camila Ferreira. “Como tendem a gostar de cores sóbrias, é preciso tomar cuidado para não fechar muito o ambiente. Fora isso, pode-se usar sempre o preto e o cinza combinados com outras cores”, indica.

SEM MINÚCIAS

Ao contrário das mulheres, que se preocupam mais com pequenos detalhes, os homens já querem ver o todo, o projeto final, sem muitas minúcias, como diz a designer de interiores Denise Vilela. “Também procuram acabamentos com melhor custo/benefício e estão menos dispostos a investir. Dessa forma, procuram projetos mais definitivos”, constata.

Estela Netto chama a atenção para outra característica que os difere das mulheres na hora de decorar. “Eles iniciam o projeto e executam até o fim, o que é um pouco diferente das mulheres, que acabam por completar o projeto sozinhas. Os homens solicitam até a compra de toalhas para lavabo, adornos. Eles não querem se preocupar com isso e já querem tudo pronto antes de o profissional sair de cena.”

Tags: decoração,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
21 de julho de 2019
08 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura