Retrô

Relógios utilizados no passado estão de volta à decoração e enriquecem os espaços

Seu uso, porém, agora é aliado a elementos modernos. Contraste que confere charme e personalidade ao ambiente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/10/2011 10:28 / atualizado em 28/10/2011 10:45 Joana Gontijo /Lugar Certo
Daniel Mansur/Divulgação

Quando, por volta de 5000 A.C, na Babilônia, inventaram a divisão do dia em 24 horas, a idealização de um relógio tinha apenas como objetivo marcar o tempo. O povo da Babilônia observou o movimento do sol e descobriu que, em um dado momento, essa estrela ficava no pino do céu sem projetar nenhuma sombra para os lados. Esse povo chamou o fenômeno de meio dia. Logo, denominaram de manhã às seis horas anteriores ao meio dia e de tarde as horas posteriores. O que sobrou chamaram de noite. Mas, como fazer essa marcação? Logo, surgia o primeiro relógio da história, batizado derelógio do sol.
Daniel Mansur/Divulgação

Muito tempo se passou e, de lá pra cá, foram inventados vários tipos relógios. Se a função continuou a mesma, o design mudou bastante, tornando este item também uma peça de decoração. Agora, por exemplo, os relógios antigos voltaram com tudo para dar um ar clássico e charmoso aos ambientes. “A tendência atual é de adesão ao uso de adornos retrôs. Contrastando com a modernidade e alta tecnologia dos objetos e aparelhos, o retrô confere um toque especial à decoração”, comenta a arquiteta Sandra Diniz.

Segundo a profissional, o relógio retrô confere personalização e beleza aos espaços. De fato, esse objeto tem seu lugar na decoração. Sua atmosfera vintage aliada a elementos contemporâneos arquitetam composições admiráveis. Porém, na hora de unir esses dois tipos de elementos é interessante ficar de olho nesta dica. “Um relógio de linha retrô pode ser usado de maneira inusitada bem ao lado de peças modernas ou high tech. Outra ideia é usar o relógio sobre móveis de design atual. Desta forma, cria-se uma decoração única e fascinante", aconselha Sandra.

E dá para inovar muito mais ao inserir o relógio retrô na decoração. “Porque não fixar esse tipo de relógio em um painel de vidro divisório ou ao lado de uma TV 3D?”, indaga a arquiteta. Outra opção, dica da profissional, é usar dois ou mais relógios enfileirados verticalmente. Essa alternativa agrega bastante no hall de entrada, em uma biblioteca ou mesmo na sala de jantar. Com criatividade e ousadia as possibilidades não são poucas.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura