Decoração natalina

Especialista explica o que deve ser priorizado na decoração natalina

Fim de ano traz um espírito de alegria e festas para o lar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/11/2011 11:11 / atualizado em 29/11/2011 11:14 CorreioWeb /Lugar Certo
Joana Gontijo/Portal Uai/D.A Press

Embora pouca gente saiba e conforme manda a tradição católica, o dia 30 de novembro é reservado para começar os preparativos para o Natal. Segundo o decorador e empresário Nardim Júnior, a data traz um espírito de alegria e festas para o lar. Assim, é comum querer antecipar esse clima de congregação. Por isso, alguns se apressam na montagem da decoração e desde outubro já era possível ver lojas repletas de enfeites que remetem à data e shoppings decorados.

Veja mais fotos de artigos natalinos

O lado positivo das lojas se anteciparem é a possibilidade de um maior planejamento do que será feito e do orçamento destinado. Para este ano, as novidades são muitas e bastante ousadas. Quem quer inovar, pode apostar em árvores invertidas de parede ou ainda uma versão em camadas de guirlandas para o teto.

Em tempos de valorizar o pensamento sustentável, Nardim sugere sua própria criação: uma versão rústica com enfeites ecológicos feitos com lã natural, juta, madeira e bolas revestidas com sisal. “A cada ano, percebo que as pessoas estão apostando em novidades para decorar sua casa sem preconceitos, o que resulta em muita criatividade”, explica.

Para quem quer deixar o ambiente com a cara da casa do Papai Noel, o decorador tem mais sugestões: uma árvore toda nevada e com bichinhos da região do Pólo Norte pendurados. São ursos, focas, pinguins e outros itens delicados e lúdicos. “Quem gosta mais do Natal do que os pequenos? Até os adultos despertam seu lado infantil nessa época do ano. Por isso criei não só uma árvore, mas todo um ambiente inspirado nesse caráter mágico que a data agrega. É um festival de cores, azul, rosa, amarelo, verde, com objetos em forma de balas, pirulitos, bombons, biscoitos, sorvetes”. Segundo o especialista, as árvores sempre roubam a cena e marcam presença tanto nas decorações mais simples como nas mais ousadas e ricas.

Desta forma, quem não quer gastar muito, pode priorizar a utilização desse item, sem medo de errar. Vai depender apenas do gosto pessoal e do estilo do local. “O importante é seguir a mesma linha em todo o ambiente, tanto em estilo como no padrão das cores, e proporcional ao tamanho do espaço”, indica.

Vale apostar tanto na combinação clássica verde, vermelho e dourado, como em versões mais ousadas de verde cítrico e vinho ou até preto, vermelho e branco, garante Nardim. Para ele, é difícil imaginar tons mais escuros, como o preto, na decoração natalina, mas com harmonia e bom gosto é possível usá-las. A regra nesse caso é equilíbrio para que os arranjos não fiquem sóbrios e pesados.

Na hora de escolher os enfeites não deixe de separar bonecos de neve, velas, papais noeis, sacos de presentes. A tecnologia também é bem vinda, por meio de opções que tocam músicas e acendem luzes. Assim como uma mesa com enfeites natalinos vai bem para os que querem mergulhar no espírito da data. E vale ressaltar: como cada um tem seu gosto e seu estilo, a melhor dica é não exagerar e equilibrar cores e adereços. “Afinal de contas, é Natal, e não carnaval”, brinca Nardim.

Tags: decoração,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023