Volta às aulas

Cantinho de estudos proporciona um ambiente sem distrações dentro de casa

Se bem planejado, este espaço pode até melhorar o rendimento dos jovens

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/02/2012 10:48 / atualizado em 03/02/2012 10:51 CorreioWeb /Lugar Certo
Reprodução/Internet
Que tal aproveitar a volta às aulas para investir em um local de estudos para os filhos? Além de ajudar os estudantes a se concentrarem nos deveres da escola, estudar para provas, fazer pesquisas e trabalhos, ele também ajuda a criança ou o adolescente a criar uma rotina de estudos sem distrações externas. Para a decoradora Susana Brancaglion, se bem planejado, o cantinho pode até mesmo facilitar os estudos.

Susana conta que em 90% dos seus projetos destinados a este espaço, os pais escolhem o próprio quarto dos filhos para ser reaproveitado. No entanto, ela também lembra que, às vezes, acontece da casa já ter um ambiente para escritório. “Caso exista, esse local também pode ser aproveitado”, pondera. Seja qual for o escolhido, a regra obrigatória para o cantinho de estudos é básica. “É preciso ter uma bancada com lugar para estudar à mão e outra para o computador. Caso contrário, ela não tem espaço para estudar de fato, só para usar o computador”, observa.

Segundo a decoradora, o local ideal é onde tenha claridade e seja o mais arejado possível. “Se não ficar perto de janela com iluminação natural, é ainda mais importante que tenha luz de mesa, ou abaixo da estante”, destaca. Susana também alerta para um detalhe que influencia na hora dos estudos, mas pode passar despercebido. “É bom mesclar luz amarela com branca. É preciso criar uma iluminação confortável. Luz amarela é parecida com o sol, ela te proporciona ver as cores perfeitas. Mas assim como o sol, ela descansa. Já a branca distorce as coisas, mas deixa a pessoa mais alerta”, explica.

Confira algumas imagens de espaços de estudos

A disposição dos móveis também deve ser prática. “É preciso que tudo esteja à mão dela. De forma fácil de guardar. Ou seja, investir em gavetas, divisórias e prateleiras”, conta. “Outro item que é muito pedido são os quadros de avisos, para colocar calendários, datas de provas e recados. Podem ser de tecido com tachinha, chapa de aço, tem várias opções”, diz. A decoradora lembra que até lugar para colocar a mochila é bom ter. “Porque já fica perto, não tem que sair dali para pegar nada. Assim, ela pode se concentrar naquele ambiente e não se distrair. Ficar sói lá”, ressalta.

Quando se tratam das cores ideais para este ambiente, Susana destaca os tons mais neutros. Afinal, elas não devem chamar mais atenção do que o objeto de estudo. “Por exemplo, se você coloca vermelho, em uma hora a criança já não aguenta mais. Ela vai cansar mentalmente sem perceber”, explica. A dica é investir em madeirados ou cores suaves, que são calmantes e não interferem no humor da criança.

Tags: cantinho,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023