Quarto do bebê

Qual berço é mais seguro? Veja dicas de especialistas

Profissionais de arquitetura e decoração esclarecem as dúvidas e ainda dão dicas de como revitalizar berços usados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/02/2012 13:33 / atualizado em 24/02/2012 13:35 Redação /Correio Braziliense
Reprodução/Internet

Com tanta variedade no mercado, pais de primeira viagem ou até mesmo os experientes têm dúvidas sobre qual o berço ideal para as crianças atualmente. Isto porque até hoje não existe o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que certifica que o móvel é seguro. De acordo com o órgão, este certificado só será emitido em 2014.

Diante da falta da certificação, os pais devem ficar atentos. Para ajudar, profissionais de arquitetura e decoração dão dicas. "O padrão mais encontrado é o americano, com as seguintes medidas internas: comprimento de 1,30 metro e largura de 70 centímetros. Essa medida também é referência para o colchão. No padrão nacional, apenas a medida da largura é diferente, passando para de 70 para 60 centímetros", explicam as designers de interiores, Ana Karina Chaves e Klazina Norden, da Akinteriores.

Renata Basques, arquiteta, destaca outras medidas importantes: "A grade lateral do berço deve ter espaçamento máximo de 6,5 centímetros, para evitar que o bebê coloque a cabeça no vão. A distância entre o estrado e as laterais não deve ultrapassar 2,5 centímetros, já a altura mínima deve ser de 60 centímetros. O indicado é dar preferência às bordas arredondadas e sem quinas. Além disso, os rodízios não devem ser dispensados, apenas devem ter travas, pois elas facilitam na hora de limpar o quarto ou mudança do local do berço".

Outra opção bem mais prática é o berço versátil. "Esse modelo pode ser reutilizado, quando a criança crescer, como cama ou mesmo bicama", lembram Ana Karina Chaves e Klazina Norden. Para quem prefere o modelo tradicional, outra sugestão é adquiri-lo com sistema anti-refluxo, que permite a inclinação do estrado.

Tags: segurança

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura