Lugarcerto

Bem enquadrado »

Quadros são ótimos acessórios de decoração e vão bem em qualquer ambiente

Não existem regras para usá-los na ornamentação

Da Redação
Nesse apartamento, a opção criativa foi colocar o quadro abaixo da bancada que divide sala da cozinha. Projeto dos arquitetos Hélio Albuquerque e Sônia Peres - Foto: Divulgação
Das galerias para a sala, o quarto, a cozinha e o lavabo. Os quadros podem decorar diversos ambientes e retratar desde grandes obras de arte a desenhos infantis. De acordo com o arquiteto Hélio Albuquerque, não existem regras para usá-los na ornamentação. “Tudo depende do perfil e do gosto do cliente. As escolhas são livres, é preciso, apenas, prezar pelo bom senso.” Para o arquiteto André Martins, em um primeiro momento, é preciso verificar o acervo para só depois pensar no uso. “O legal é priorizar obras que têm um valor sentimental, que resgatam um pouco da história da pessoa, antes daquelas de valor puramente estético.” Em seguida, explica, pensa-se na apresentação, no equilíbrio proporcionado por paspaturs e molduras.

As maneiras para exibir um quadro são variadas. Obras de arte de importantes artistas devem, de preferência, estar em paredes separadas para valorizar e destacar o objeto. Pôsteres, gravuras e desenhos podem ser colocados despretensiosamente encostados no chão ou em prateleiras, em um lugar com decoração mais despojada. A opção, lembra Hélio Albuquerque, funciona também para ambientes e obras mais clássicas. “Basta se encaixar no contexto. Nesses casos, é preciso saber como ousar.”

É possível, em uma única parede, misturar diferentes tipos de quadros, como desenhos, fotos e pinturas
. O toque de charme fica por conta da composição e da harmonia entre as molduras. “Para montar uma composição assim, é preciso saber brincar. A pessoa pode montar no chão antes, de várias maneiras, até que encontre uma bacana”, sugere Hélio. O díptico e a sequência da figura também podem ser usados como recurso decorativo.

Na sala de televisão, uma versão de Monalisa e uma pequena composição de quadros coloridos decoram o espaço. Projeto dos arquitetos Hélio Albuquerque e Sônia Peres - Foto: DivulgaçãoAndré Martins ressalta a possibilidade de ter em casa quadros bonitos e de baixo custo. “Uma pequena gravura comprada em uma feira de artesanato, por exemplo, pode ganhar uma proporção maior e mais elegante quando recebe uma moldura bonita.” O profissional destaca as fotografias como uma boa opção para economizar. “Mesmo com uma moldura simples, as fotos ficam muito bem”, indica Martins. O único cuidado deve ser com as imagens de família, muito íntimas para ficar em pontos de maior circulação.

Ambientes como o banheiro, o lavabo e a cozinha também podem receber quadros. O ideal é optar por materiais com maior resistência à umidade. “O banheiro ganha um ar mais sofisticado e menos frio com quadros”, pondera André. Os quadros podem ser colocados também em superfícies revestidas por papel de parede
. “Desde que a estampa do papel não entre em competição com a figura, funciona muito bem. Às vezes, ajuda a destacar o quadro”, acrescenta.

Nos quartos infantis, o importante é ter a possibilidade de substituir as fotos e os quadros ao longo do tempo, para acompanhar o crescimento dos pequenos. Em todos os casos, os profissionais alertam para a harmonia entre os quadros e o restante dos elementos que compõem a decoração. “É tudo sentimento e bom senso”, finaliza Hélio.