Aço inox

Aço inox oferece versatilidade e resistência para a arquitetura e decoração

Material é apontado por especialistas como boa solução por apresentar vários tipos de acabamento, ser de fácil manutenção e ter alta durabilidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/05/2012 07:00 / atualizado em 18/05/2012 12:36 Joana Gontijo /Lugar Certo
Salão de Milão 2012: cozinha onde se destaca o aço inox - Divulgação Salão de Milão 2012: cozinha onde se destaca o aço inox

As inúmeras vantagens proporcionadas pela singular combinação das propriedades do aço inoxidável têm sido constantemente exploradas pelos profissionais da construção civil, da arquitetura e do design de interiores. Com diversas possibilidades de emprego, ele agrega valor às edificações e também na composição dos ambientes, através de suas peculiares características mecânicas e estéticas. O material tornou-se, então, solução ideal para diferentes situações, unindo uma enorme gama de tipos de acabamento, fácil manutenção, alta durabilidade e versatilidade de formas, levando personalização aos projetos.

O aço inox foi descoberto em meados de 1912 na Inglaterra por Harry Brearley, quando o operário que trabalhava em uma fábrica de aço começou a investigar, a pedido dos fabricantes de armas, uma liga metálica que apresentasse melhor resistência ao desgaste que ocorria no interior dos canos dos armamentos por causa do calor liberado pelos gases, explica o arquiteto Victor Silésio. Por fim, Brearley não obteve o resultado esperado, mas descobriu como ter uma liga metálica resistente à corrosão. A aplicação imediata foi destinada para a fabricação de talheres, que até então eram fabricados a partir de aço carbono e se corroíam com facilidade devido aos ácidos presentes nos alimentos, afirma o arquiteto, além do uso pelas indústrias química e bélica.

"Ele sempre agrega aos espaços um alto valor estético, um ar sofisticado e elegante" - Victor Silésio, arquiteto
Segundo Victor Silésio, o material apresenta, entre outras, as seguintes propriedades: alta resistência à corrosão; resistência mecânica adequada; facilidade de limpeza/baixa rugosidade superficial; aparência higiênica; resistência a altas e baixas temperaturas e suas variações bruscas; acabamentos superficiais e formas variadas; forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio); relação custo/benefício favorável; baixo custo de manutenção, com a vantagem de poder ser reciclado.

Entre as maneiras possíveis de utilização, o aço inox pode ser visto em fachadas, coberturas, janelas, portas, entradas de edifícios, corrimãos, escadas, guarda-corpos, tubos, mobiliário urbano (coletores de lixo, abrigos de passageiros, placas de sinalização), revestimentos, pisos, azulejos, pias e cubas, panelas, talheres, eletrodomésticos e outros utensílios para a cozinha, grelhas, churrasqueiras, mesas, cadeiras, puxadores de portas, adornos e obras de arte. “Através do brilho que sustenta, ele sempre agrega aos espaços um alto valor estético, um ar sofisticado e elegante. É um grande aliado para composições contemporâneas”, continua Victor.

RESISTENTE

Raquel Nogueira, da Lider Interiores: Raquel Nogueira, da Lider Interiores: "Quase não estraga"
O arquiteto explica que o aço inox é aplicado na arquitetura pela sua resistência à corrosão, sendo esta a primeira consideração no processo de escolha. “Fatores ambientais como temperatura e umidade precisam ser consideradas, mas a localização do projeto deve ser pensada em primeiro lugar. O produto pode ser usado em ambientes variados, mas, na minha opinião, fica melhor harmonizado principalmente nas cozinhas e espaços gourmet”.

Como lembram os sócios da Comisa, empresa especializada em aplicação arquitetural do inox há 15 anos no mercado, Ederson dos Santos e Joaris Teixeira de Souza, este é o ano do centenário de um dos melhores produtos já desenvolvidos pela indústria siderúrgica, presente em todos os setores produtivos da vida moderna. “Devido à sua plasticidade, o inox é atualmente um dos maiores aliados da arquitetura e decoração. Em todos os ambientes ele marca presença, de diferentes maneiras. Estruturalmente, é utilizado na engenharia para assegurar vida útil prolongada aos projetos e garantia de resistência mecânica ao longo do tempo”, frisam.
Considerado um produto camaleão, o inox tem aspecto clean, combina com outros materiais e sempre tem 'cara de novo' - Eduardo Almeida/RA Studio Considerado um produto camaleão, o inox tem aspecto clean, combina com outros materiais e sempre tem 'cara de novo'

Conhecido como produto camaleão e com aspecto clean que mantêm-se sempre com cara de novo, o aço inox é perfeitamente utilizável combinado com granitos, madeira, texturas e até mesmo pinturas, apontam os sócios da Comisa. “Disponível em acabamentos polidos, escovados e coloridos, em presença de luz o inox apresenta aspectos arquiteturais e decorativos bastante agradáveis e considerados altamente belos por todos os principais especialistas internacionais e brasileiros”.

Crescimento dentro e fora do Brasil

Ederson dos Santos e Joaris Teixeira, sócios da Comisa, destacam o uso do material pela longa duração - Eduardo Almeida/RA Studio Ederson dos Santos e Joaris Teixeira, sócios da Comisa, destacam o uso do material pela longa duração
Para Ederson dos Santos e Joaris Teixeira, sócios da Comisa, o material pode ser aplicado em todos os ambientes da casa, além de mostrar significativo diferencial em locais onde circulam muitas pessoas, como bares e restaurantes, hall de prédios comerciais e residenciais, shoppings centers, estações de metrô, aeroportos e hospitais, para citar apenas alguns exemplos. “O crescimento mundial do produto ano a ano - mais de 30 milhões de toneladas produzidas e comercializadas em 2011 – é a prova assertiva de que a cada dia conviveremos mais com ele, dentro e fora do Brasil”, acrescentam.

A arquiteta da Lider Interiores, Raquel Nogueira, ressalta que o aço inox é um produto que dificilmente estraga, perde o brilho ou arranha, além ser bonito e deixar o espaço mais nobre. “O material pode ser utilizado em vários lugares completamente diferentes em uma edificação. O efeito depende do tipo de aplicação, mas na maioria das vezes o aço inox confere ao ambiente um aspecto de contemporaneidade e leveza”.

Atualmente, a Lider tem em quase todas as coleções produtos com detalhes em aço inox, como bases de mesa de jantar, centro e de canto, pés de estofados e em armários, entre outros. Na visão de Raquel, as peças em inox são mais aceitas pelo público jovem, que está ligado a tecnologia e modernidade. “As pessoas mais tradicionais ainda optam pela madeira, e a a matéria-prima utilizada para produzir o aço inox é mais cara”, completa.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Joaquim - 20 de Maio às 19:35
aço inox muito bom

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023