Vidros venezianos

Arte moldada a fogo e sopro se destaca na decoração

O murano imprime requinte à decoração da casa, além de ser uma boa pedida para colecionadores e apreciadores de obras de arte

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/07/2012 10:23 / atualizado em 02/07/2012 10:39 Vanessa Aquino /CorreioWeb
Esferas de Murano bronze foram apoiadas em uma base de resina sobre um aparador de laca. A opacidade do móvel contrasta com a leveza da peça decorativa.Os tons do vidro harmonizam com o do aparador e com o da escultura da parede - Divulgação Esferas de Murano bronze foram apoiadas em uma base de resina sobre um aparador de laca. A opacidade do móvel contrasta com a leveza da peça decorativa.Os tons do vidro harmonizam com o do aparador e com o da escultura da parede

O fogo e o sopro dão forma e cores às peças raras de vidro murano, transformadas em objetos de desejo de colecionadores e decoradores. A técnica artesanal ganhou vida, no fim do século 19, na ilha italiana de Murano, próxima a Veneza, e conquistou o mundo pela história e pela beleza das peças carregadas de transparência, tons e formas únicas. Em Brasília, galerias de arte e antiquários dão aos interessados opções de peças do material para decorar a casa. Mas é preciso preparar o bolso, pois o custo tende a ser elevado.

Como toda obra de arte, o vidro artesanal de Murano é valorizado como peça de colecionador. De acordo com Rauf Carneiro, proprietário de antiquário em Brasília, quanto mais rara e mais elaborada é uma peça, mais cara ela se torna. Ele explica ainda que existem empresas no Brasil que fabricam o vidro, com técnica parecida e alguns até recebem o nome murano, mas o original é fabricado na Itália. “O valor é subjetivo, pois é uma peça de arte. Algumas podem custar 10 mil dólares em leilões na Europa. No Brasil, os formatos mais comuns custam em torno de R$ 2 mil, e os mais elaborados podem chegar a R$ 4 mil”, informa.

As peças em vidro amarelo contrastam com o aparador em laca preta e complementam a composição do ambiente - Divulgação As peças em vidro amarelo contrastam com o aparador em laca preta e complementam a composição do ambiente
Destaque na decoração dos ambientes, o vidro murano pode ser usado em diferentes espaços. As cores e transparências aumentam as possibilidades de composição e, de acordo com a designer de interiores Susana Salles Brancaglion, não existe uma regra para o uso das peças. “Desde que componham bem o ambiente, tudo é válido”, garante. Para ela, o vidro remete à leveza e à nobreza de um objeto de arte e este fator imprime à decoração um toque de requinte e sofisticação.

Susana explica que cada tipo de peça pode ser agregado aos ambientes de acordo com a proposta e estilo. “Peças foscas, coloridas e envelhecidas dão um tom mais rústico e chique. As mais transparentes ou com bolhas na sua composição ficam bem para estilos clássicos ou contemporâneos com a proposta de fazer referência aos anos 1950, 1960 e 1970. Peças mais abstratas, lisas, transparentes ou coloridas dão bom tom a decorações modernas e vanguardistas”, orienta.

Isoladas ou combinadas em nichos espalhados pelos ambientes, as peças no antiquário de Rauf Carneiro chamam a atenção pelas cores, sempre alegres, que ganham destaque com a iluminação. “O vidro cresce com a luz”, aponta. Segundo ele, a procura pelos objetos se dá, em alguns casos, pelo sentimento de nostalgia. “Nos anos 1950, havia murano em muitas casas. As peças acabam por trazer lembranças da casa da avó, da mãe ou da tia. Então, algumas pessoas procuram os objetos por causa da memória afetiva”, diz.

"O casamento da forma pela peça com o ambiente será definido pelo bom senso do profissional", orienta a designer Yeda Garcia
A designer de interiores Yeda Garcia lembra que a escolha da peça deve levar em consideração a que tipo de ambiente se destina. A variedade de cores e formas exige, segundo ela, uma seleção cuidadosa. “O casamento da forma da peça com o ambiente será definido pelo bom senso do profissional”, argumenta.

Yeda acredita que as peças de murano são opções vantajosas para quem deseja aliar função decorativa com a valorização de uma obra de arte. “É sempre vantajoso investirmos em peças de qualidade, que sejam expressivas e tenham um valor histórico. Optar por esse tipo de peça dará peso à decoração do ambiente. Agregarão valor, sem dúvida. Isso vale para obras de arte, móveis e objetos”, sugere a profissional.

Alternativas


O custo elevado das peças faz com que muitos clientes optem por peças nacionais ou chinesas, que cumprem a função decorativa e não pesam no bolso. Assim, alguns profissionais preferem trabalhar com materiais alternativos ao vidro murano italiano. É o caso da arquiteta Fabianna Manzur, que aconselha equilíbrio na hora de compor os ambientes com objetos de vidro. “Vasos, esculturas, quadros e centros de mesa são adornos indispensáveis na decoração. Na escolha dessas peças, que dão o toque final ao ambiente, é importante estar atento às cores, formas, dimensões, texturas; equilibrá-las entre si e com o ambiente, para alcançar uma composição rica e harmoniosa. Muitas peças no mesmo material podem deixar a decoração monótona e pouco original, a diversidade é muito válida desde que haja equilíbrio”.

Peças abstratas, lisas ou transparentes podem compor bem ambientes mais contemporâneos. (Escritório Susana Salles) - Divulgação Peças abstratas, lisas ou transparentes podem compor bem ambientes mais contemporâneos. (Escritório Susana Salles)

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023