Conforto

Sala de banho: lugar para relaxar corpo e mente dentro de casa

Inspiradas nas termas romanas e nos spas, as salas de banho ganham espaço nos imóveis atuais. Projetos oferecem o melhor da tecnologia para garantir o bem-estar das famílias

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/07/2012 08:00 / atualizado em 23/07/2012 15:27 Thiago Ventura /Portal Uai

Eduardo Almeida/RA Studio


Muito mais que rotina diária, o momento do banho pode tornar-se uma experiência agradável e multissensorial, digna de autênticos termas e SPAs. E tudo no conforto e intimidade da própria casa. Comodidade garantida graças às salas de banho, ambientes projetados exclusivamente para o relaxamento do corpo e da mente.

De tradição milenar, as salas de banho eram construídas tanto em lugares públicos, como os termas romanos, ou privados. No entanto, esses ambientes perderam campo nas construções, sendo integradas com os banheiros em nome da praticidade e espaço. No Brasil não foi diferente, e o local destinou-se a poucas residências. “Uma questão de cultura e costume no país, principalmente nos últimos tempos, afirma a arquiteta Renata Basques.

Veja mais fotos de salas de banho!

“Nos anos 70, surgiu a febre das suítes, porém ainda assim, pequenas, diferentes dos banhos romanos do passado . Nos anos 90, este conceito foi aprimorado, onde as salas de banho passaram a ser um verdadeiro spa para higiene e relaxamento”, analisa o engenheiro Ângelo Coelho.

O imóvel dos seus sonhos está no Lugar Certo. Clique aqui e veja ofertas especiais!

A busca por lazer e conforto dentro do lar, tornam esses espaços ambientes desejados por clientes e contemplados em feiras e mostras de decoração. “Os banheiros perderam a função de espaço de higiene pessoal, para se transformarem em verdadeiros templos de bem estar. Espaço de relaxamento, intimidade, beleza, conforto, luxo e alta tecnologia”, diz a arquiteta Letícia Dias.

 

Especialistas recomendam decoração personalizada para criar o clima agradável dentro das salas de banho - Eduardo Almeida/RA Studio Especialistas recomendam decoração personalizada para criar o clima agradável dentro das salas de banho
 


De acordo com profissionais, o mercado da construção percebe esse nicho e promove lançamentos de novas banheiras, spas, ofurôs, metais e acessórios para salas de banho. A grande tendência é a criação de espaços individualizados para os casais, com hidromassagem e outros mimos

Os especialistas concordam na utilização de tons claros na composição desses ambientes, tanto para maior sensação de aconchego, como para ampliar a vista da sala. Essa escolha vale tanto para pisos e revestimentos, como para
cubas e banheiras. “Para relaxar o ideal é que o espaço seja claro, com uma iluminação trabalhada para cada cantinho, seja na hora da maquiagem, higiene ou na hora de revigorar as energias”, diz Letícia.

Banheiras são peças chaves na decoração desses espaços. Modelos com hidromassagem demandam atenção especial - Eduardo Almeida/RA Studio Banheiras são peças chaves na decoração desses espaços. Modelos com hidromassagem demandam atenção especial


No solo, uma boa opção é manter o aspecto de pedra natural, utilizando desde mármores e granitos até cerâmicas e porcelanatos com essa impressão. Nos revestimentos, outras soluções têm bom resultado. “As pastilhas vitrificadas são muito bonitas e tem uma gama de cores enormes. Revestimentos que imitam madeiras nobres, ou folhas de ouro, valorizam e dão um toque personalizado ao ambiente”, aponta arquiteta Cristina Morethson, sócia de Angelo.

Acessórios indispensáveis


Para distanciar-se de um banheiro típico, a sala de banho deve contar com mais comodidades para incrementar a experiência do usuário. O ideal é setorizar os ambientes, dividindo instalação sanitária, lavabo, banheira ou hidromassagem, ducha e uma boa bancada. Também completam a sala uma área de descanso, que poderá incluir televisão e aparelhagem de som próprios para ambientes úmidos.

“Se for possível, fazer a separação dos ambientes com vidro deixa a sala de banho ainda mais interessante. Além disso, o espaço requer uma boa banheira, de preferência com vista”, diz Renata Basques.

Fábio Cançado/Divulgação


Uma outra opção para a sala de banho, especialmente para pequenos banheiros são as cabines de banho. O equipamento é disponível em diversas dimensões e pode contar com várias duchas, cromoterapia, rádio e até sistema para atender telefone durante o banho. Num ambiente de proporções maiores, a lista de atividades até aumenta:

“Você pode ter nesse espaço inclusive aparelhos para praticar exercícios físicos, cama de massagens acompanhados de uma boa musica relaxante”, diz Angelo. Ou seja, um ambiente criado para vários momentos, como leitura, televisão ou mesmo para simplesmente apagar para o mundo.

Eduardo Almeida/RA Studio


Estrelas da sala de banho


O principal destaque de uma sala de banho fica por conta da banheira ou spa. E já passou o tempo que esses aparelhos contavam apenas com água quente e jatos. É possível encontrar diversas funções, com design ergonômico, novos materiais e painéis eletrônicos com total controle do banho. Outra novidade é o sistema de filtragem e aquecimento, que permite reutilizar a água.

Em diversos formatos, as banheiras podem ser utilizadas por arquitetos e designers em projetos para ambientes grandes e pequenos. E existem modelos de fácil instalação. “A linha Free Standing dispensa alvenaria, facilitando e viabilizando a instalação em qualquer lugar de forma muito mais rápida e permitindo mais ousadia na decoração”, diz a arquiteta Letícia Dias.

Fábio Cançado/Divulgação


Tecnologias como essa permitem que sejam criadas salas de banho em apartamentos com menos espaço que em casas. “Basta de um espaço estratégico com boa localização, iluminação e dimensões adequadas a suas necessidades. Ficar atento às condições hidráulicas e elétricas, quanto ao uso principalmente das banheiras de hidromassagens, que exigem maior sobrecarga elétrica”, recomenda o engenheiro Angelo Coelho.

No caso da instalação em um cômodo que não foi projetado para a sala de banho, deve observar mais fatores. “É preciso ter cuidado com a estrutura e a impermeabilização deve ser observada, para evitar problemas futuros. Também tem que analisar se as instalações elétricas e hidráulicas comportam os novos equipamentos”, ensina Coelho.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023