Medidas simples podem amenizar o calor dentro de casa

A primavera acaba de chegar, mas o clima já é de verão. Especialistas dão dicas para evitar o desconforto com o clima quente e seco

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/09/2012 12:58 / atualizado em 24/09/2012 15:22 CorreioWeb /Lugar Certo
Pintura clara e cortinas são artifícios para driblar o calor - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Pintura clara e cortinas são artifícios para driblar o calor

Acabamos de chegar na primavera, mas o clima já é de verão. O calor intenso e a falta de umidade estão incomodando cada vez mais. No entanto, quais são as estratégias para amenizar o calor? Algumas medidas simples podem evitar esse transtorno como, por exemplo, a cor da parede e o modelo da cortina.

A pintura clara, tanto nas paredes como no telhado, diminui a temperatura do interior das construções. Essa medida simples está sendo cada vez mais adotada por engenheiros e arquitetos. Segundo a designer de interiores, Susana Salles, ambientes claros sempre causam sensação de mais frescor. “O branco reflete os raios solares e deixa o interior menos quente. Além disso, ainda proporciona uma impressão de que o cômodo é maior”, diz.

Em relação às cortinas, a dica é fechá-las nas horas mais quentes do dia, para diminuir a entrada de calor. É importante é que elas sejam de tecidos leves e vazados, que permitem melhor ventilação. Os tecidos não recomendados são aqueles com muitos fios por centímetro.

De acordo com Susana, as cores das cortinas também devem ser claras. “Se a cortina é dupla, composta por uma cortina mais leve atrás, feche apenas a parte de dentro, para que o ar possa entrar com mais facilidade”, sugere.

Os ventiladores são os recursos mais tradicionais, mas há formas de usá-los para otimizar o efeito. Colocá-los perto de umidificadores de ar, para distribuir o vapor frio que sai dos aparelhos, é uma forma de melhorar o uso dos dois recursos. O vento proporcionado pelo ventilador ainda fará com que o vapor se dissipe, o que tornará o ambiente mais úmido.

Deve-se evitar que os cômodos da casa estejam muito cheios para não se tornarem catalisadores de calor. As cozinhas são bons exemplos – lá estão guardados muitos aparelhos elétricos, e o fogão e o forno que são, por si só, produtores de calor. É necessário que o ambiente da cozinha seja mais espaçado. O uso do azulejo e pedras nas paredes externas ou internas também ajuda a minimizar o efeito térmico, pelo fato desses materiais não absorverem tanto o calor.

As plantas dentro de casa podem ser uma saída para amenizar o clima - Eduardo Almeida/RA Studio As plantas dentro de casa podem ser uma saída para amenizar o clima
As flores dentro de casa podem ser uma saída para amenizar o clima. De acordo com o paisagista Paulo Prata, qualquer planta, se for bem regada, deixa o ambiente mais úmido e conseqüentemente mais fresco. “A madressilva é uma boa opção. Ela é uma espécie de trepadeira bem adaptada ao sol. É possível fazer um tipo de cortina com essa planta em uma varanda, por exemplo. Além de ficar lindo, vai amenizar a incidência do sol”, diz.

As soluções da engenharia

A construção civil se empenha em criar mecanismos para amenizar a sensação de calor dentro de casas e apartamentos. Um recurso bastante utilizado é o pé-direito, que consiste na distância entre o chão e o teto. Essa distância faz toda diferença para sensação térmica. “Quanto mais alto for o teto, maior será a movimentação do ar”, afirma Susana Salles.

A posição das janelas também é fundamental para estabelecer um clima ameno dentro de casa. Para isso, os projetos têm valorizado cada vez mais a disposição em lados opostos, o que proporciona a chamada ventilação cruzada.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023