Estilo étnico

Arte e cultura de outros países servem de inspiração para ambientes exóticos

É necessário ter cuidado com os exageros na decoração para o ambientes não se transformarem em cenários

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/09/2012 13:57 / atualizado em 27/09/2012 14:06 CorreioWeb /Lugar Certo
No ambiente projetado pelo arquiteto e designer de interiores Hélio Albuquerque, peças que representam a cultura de outros países dão charme especial à decoração - Clausem Bonifácio/Divulgação No ambiente projetado pelo arquiteto e designer de interiores Hélio Albuquerque, peças que representam a cultura de outros países dão charme especial à decoração

A beleza das mais variadas culturas serve de inspiração em vários aspectos, inclusive na decoração das casas, proporcionando maneiras criativas de compor ambientes. As decorações étnicas têm extrapolado os limites das mostras, filmes e novelas e chegado aos projetos residenciais. Por isso, mais do que em qualquer outro tipo de decoração, é importante ter cuidado com os exageros, caso contrário, os ambientes vão se transformar em cenários e acabar com a liberdade e personalidade do morador.

De acordo com a arquiteta e designer de interiores Marcela Passamani, esse tipo de decoração funciona bem quando é apenas uma inspiração. “Decorar ambientes completamente tematizados tira liberdade do morador e depois quando ele decide comprar objetos, como por exemplo, um porta-retrato, vira uma caça ao tesouro”, ressalta. Se a sala é toda decorada com a temática indiana, colocar um porta-retrato com design moderno de metal, por exemplo, não vai integrar a decoração. “É interessante usar adornos e elementos da cultura que o morador se identifica, mas não transformar o ambiente em um cenário de filme ou novela”, sugere.

Relaxamento e meditação

A simplicidade é a palavra chave para esse tipo de decoração. A inspiração budista está diretamente ligada ao estilo Zen, que segue a filosofia da meditação para alcançar o nirvana, estado de espírito elevado. Para nós, ocidentais, a palavra Zen lembra, além de meditação, paz de espírito e tranqüilidade.
Neste quarto, Hélio Albuquerque buscou inspiração na cultura oriental e imprimiu significados em detalhes 
 - Clausem Bonifácio/Divulgação Neste quarto, Hélio Albuquerque buscou inspiração na cultura oriental e imprimiu significados em detalhes

Para a designer de interiores Susana Salles, os cantos decorados são tendências nesses ambientes. “Um cantinho para relaxamento e meditação, está sendo bastante requisitado pelos adeptos dessa cultura”, conta.

Utiliza-se bastante o contato com a natureza, na intenção de trazer boas energias e com elas o relaxamento do corpo e da mente. Segundo Susana, os jardins dentro de casa são apostas para deixar o ambiente mais agradável. “São como válvulas de escape para quem tem uma rotina estressante”, completa.

Inspiração do outro lado do mundo

O estilo oriental tem se tornado cada vez mais presente na decoração, influenciando nos formatos, estampas e materiais. O simbolismo e as representações de energia são aliados importantes para o visual de cada ambiente da casa.
Segundo Hélio Albuquerque, o vermelho é cor marcante na decoração com inspiração oriental e foi valorizado neste ambiente projetado por ele  - Clausem Bonifácio/Divulgação Segundo Hélio Albuquerque, o vermelho é cor marcante na decoração com inspiração oriental e foi valorizado neste ambiente projetado por ele

De acordo com o arquiteto e designer de interiores Hélio Albuquerque, a dica é valorizar alguns elementos tradicionais do país, como a cama baixa no estilo tatame, cortinas ou tapetes de palha, seda, luminárias e até mesmo kimonos japoneses pendurados na parede. “O tom vermelho forte, conhecido como vermelho oriental, proporciona um charme a mais para esses ambientes”, completa.

Tags: decoração,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura