Natal globalizado

Decoradoras criam mesas de Natal para exposição em BH

Inspirada nos costumes de diversos países, mostra fica em cartaz até 6 de janeiro no Ponteio Lar Shopping

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/12/2012 11:56 / atualizado em 05/12/2012 12:08 Laura Valente /Estado de Minas
Canadá - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Canadá

A língua não importa quando o assunto é Natal, período em que o espírito de solidariedade, amizade, perdão e renovação se faz presente em diversas culturas. A afirmação é de Luiz Sternick, gerente de marketing do Ponteio Lar Shopping e idealizador de uma mostra de decoração na temática natalina que fica em cartaz no centro de compras até o Dia de Reis (6 de janeiro).


Brasil - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Brasil

Brasil - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Brasil
Inspirada em uma pequena volta ao mundo, a exposição traz ambientes e mesas decoradas a partir de costumes regionais sete países. O Brasil está presente, além de Espanha, Itália, Japão, Turquia, França e Canadá.

“Todas as vezes que viajo no período que antecede o Natal, percebo que mesmo povos de religiões diferentes da católica costumam respeitar a data, comemorada por cristãos de todo o mundo. Com a globalização, esse sentimento que une os povos está ainda mais forte”, justifica Sternick.

Na mostra, apenas o ambiente inspirado na Espanha não traz uma mesa decorada a partir da temática, mas um pequeno espaço de convivência com poltrona, pufe, cômoda e o pinheiro típico. Por falar na árvore, sua presença é opcional, e em alguns ambientes aparece de forma menos convencional.
Turquia - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Turquia

França - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press França
No japonês, por exemplo, o famoso pinheiro é substituído por bambu, enfeitado por pássaros chamados tsurus, feitos a partir da técnica origami. O ambiente foi assinado pela dupla de decoradoras Adriana Caporali e Luciana Lage.

Na decoração inspirada no Canadá, folhas de bordo, árvore típica daquele país, enfeitam o pinheiro e a mesa. Ainda na temática, as decoradoras Alessandra Nicácio e Mariângela Castro usaram outros símbolos locais como o alce e o urso.

Itália - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Itália
O ambiente Itália, assinado por Mônica Lipiani, traz as cores da bandeira em taças, arranjos com bolas, folhagens, além de louças em que o bom velinho aparece. No espaço da França, criado por Raquel Paiva, muito dourado e elementos daquela cultura, como arranjos de trigo, que remetem à tradicional produção de pães, e uma pequena réplica da Torre Eiffel.

Para criar o clima turco, Soraya Adadde apostou em cores vivas, flores, almofadas e em elementos como o narguilé, enquanto Janete Marinho trouxe pássaros coloridos para a exuberante mesa brasileira, em verde e amarelo. “Nosso país tem sido observado pelo mundo inteiro, é a bola da vez. Estive fora o ano todo e pude perceber como estamos atraindo a atenção de outros povos. A curiosidade deve-se aos eventos relacionados à Copa do Mundo de 2014, mas também à nossa economia, alegria, beleza e arte. Com a globalização, abrimos nossas portas para o olhar externo e passamos a ser admirados. Hoje, nosso comportamento reflete o orgulho de nossas origens”, destaca o idealizador da mostra, cujo objetivo é inspirar o consumidor. Vale lembrar que todas as peças cedidas para a mostra podem ser encontradas nas lojas do shopping.
Japão - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Japão

Espanha - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Espanha

Tags: bh

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023