Estilo pop

Objetos com formatos inusitados levam diversão por toda parte na casa

Uso de peças descontraídas na decoração tem sido tendência entre moradores que buscam personalizar a casa. De enfeites a obras de arte, lojas oferecem produtos para todos os bolsos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/01/2013 07:30 / atualizado em 20/01/2013 08:46 Joana Gontijo /Lugar Certo
Joanna e Sônia Pereira Valente, sócias da Loja Fabiano Valente: diversidade de peças atrai clientes de várias idades - Eduardo Almeida/RA Studio Joanna e Sônia Pereira Valente, sócias da Loja Fabiano Valente: diversidade de peças atrai clientes de várias idades

No universo do design de interiores, criatividade é palavra-chave. Os objetos modernos de decoração estão, a cada dia que passa, mais diferentes e divertidos e, com tanta ousadia, podem se tornar até verdadeiras obras de arte. Profissionais da área lançam mão do inusitado para criar projetos versáteis e inteligentes, com a aplicação de itens que podem transformar a composição da sala, do quarto, do banheiro, do escritório e até da cozinha. Alguns são bastante originais, e outros simplesmente cômicos, fugindo do tradicionalismo. Entre utilitários com formas incomuns, até móveis engraçados com duplas funções, estas peças podem mudar totalmente o visual e a atmosfera do lar.


Marco Dias Reis mostra objetos do ambiente Loja de Garagem - Garimpo do Zé, criado por ele para a Morar Mais por Menos 2012, em BH, como este kit de petiscos em forma de pregos  - Eduardo Almeida/RA Studio Marco Dias Reis mostra objetos do ambiente Loja de Garagem - Garimpo do Zé, criado por ele para a Morar Mais por Menos 2012, em BH, como este kit de petiscos em forma de pregos
Vale apostar, por exemplo, em um objeto com estampa de carta de baralho, um banco que imita um engradado de cerveja, uma luminária em formato de carro, uma cômoda com aparência de máquina de lavar antiga, uma mesa com tampo decorado por peças de dominó, ou outra com design de cubo mágico, e até em um sofá que flutua. “Produtos divertidos estão invadindo cada vez mais o design e podem ser usados em todos os ambientes. O espaço pode ser pontuado com elementos chaves de forma estratégica, como um abajur com forma de coelho, uma almofada que remeta a uma fruta como maçã, uma bandeja charmosa na sala de jantar ou na mesa de centro, talheres divertidos, um tapete com desenhos de animais, uma almofada inusitada. Outro ótimo exemplo é brincar com elementos de toy art. O resultado é uma decoração divertida, descontraída e despretensiosa”, ressalta o designer de ambientes Marco Dias Reis.

Para Marco, este tipo de objeto deve ser usado de forma complementar, atentando para o restante dos itens que compõem o ambiente, como a gama de cores dos móveis, das cortinas, e dos demais adornos. Segundo o designer, os produtos divertidos para a casa se encaixam melhor em uma decoração moderna. “O usuário tem que ser bastante descontraído, ser uma pessoa aberta para o novo. Uma pessoa que admira arte e arquitetura, que não tem medo de ousar, conectada com as
Utensílio inusitado da Fabiano Valente - Eduardo Almeida/RA Studio Utensílio inusitado da Fabiano Valente
tendências do design e da moda. Esse tipo de decoração não cabe em um espaço clássico, muito sério, já que confere ao ambiente um ar despojado”, acrescenta. Marco lembra ainda que a decoração estava passando por uma fase muito careta, e esta foi uma maneira criativa de as pessoas manifestarem o que estavam pensando e querendo, o que acabou influenciando na composição dos projetos de design, com referências vindas da arte de rua, e de várias outras manifestações da arte propriamente dita.

No ambiente assinado por Marco na mostra Morar Mais por Menos, no ano passado, em BH, os produtos divertidos foram o ponto alto da proposta. Surpreendente e inovadora, a Loja de Garagem – Garimpo do Zé, destacou prateleiras em aço com acabamento de pintura automotiva, papel de parede com grafismo, e mangueiras de LED, explorando princípios da arquitetura como geometria e assimetria, trabalhando com fluidez as formas para valorizar os objetos inusitados. “O ambiente foi um sucesso e uma das grandes atrações da mostra”.

QUERIDINHOS

Adorno diferente da Fabiano Valente - Eduardo Almeida/RA Studio Adorno diferente da Fabiano Valente
De acordo com o designer de ambientes Carlos Henrique Loyo, estes tipos de objetos e adornos divertidos estão super na moda. “É uma tendência recente, há cinco anos não existia. Hoje, estes itens já são facilmente encontrados, tanto em lojas físicas, como na internet, que trabalham especificamente com estes produtos”, destaca. Citando um exemplo, o profissional ressalta o espremedor de frutas que, não sua opinião, é um avanço em termos de design, como o modelo que se parece com um massageador de cabeça, além da possibilidade de brincar com as formas de um espelho, uma vez que já existe uma tecnologia que permite recortá-lo no formato desejado. “Temas infantis também se encaixam muito bem nesta tendência. É um estilo de decoração inovador, que pode assustar à primeira vista. O perfil de clientes que procuram estes produtos é formado por pessoas mais descoladas, que gostam de brincar com o lúdico, causar reações, pessoas mais divertidas, mais jovens e com profissões alternativas, nada de advogados ou médicos. Ao meu ver, é um tipo de proposta que se limita no sentido de que pode não agradar todo mundo”, pondera.

Para ter harmonia no projeto, Carlos Loyo acredita que estes produtos divertidos devem aparecer mais em detalhes, pontuados em diferentes locais do ambiente, tornando-o mais moderno e ilustrando o conceito, a identidade do morador. “É uma nova geração que não quer mais aquela casa com cara de capa de revista, e sim mais diferenciada, o que acabou gerando um novo nicho no mercado da decoração. É um avanço do próprio design de produto, que há algum tempo não concebia peças com estas propostas inusitadas”.

Almofadas com estampa de iPhone e pizza, da Garimpo do Zé - Eduardo Almeida/RA Studio Almofadas com estampa de iPhone e pizza, da Garimpo do Zé
Já a decoradora Viviane Cabral diz que adora esta nova onda. Ela credita que o ambiente fica personalizado, descontraído e interessante. No ambiente de sua autoria na Morar Mais do ano passado, uma sala de estar, o que mais chamou a atenção, conta, foi um boneco do Topo Gigio, que carregava este tom divertido. “Para mim, este tipo de decoração combina com pessoas despojadas, bem informadas, antenadas com o mundo, que gostam de brincadeiras. É um estilo que faz parte da cultura do morador, fazendo referência ao imaginário das pessoas, à infância, ao passado, passando muitas vezes pelo retrô. Os mais jovens adoram. A decoração fica mais divertida, alegre, engraçada, e ao mesmo tempo é pop”, salienta.

Em Belo Horizonte, a loja Fabiano Valente, localizada na Savassi e funcionando há nove anos na capital, segue a proposta de oferecer produtos inusitados para a casa. As sócias do estabelecimento, Joanna Pereira Valente e Sônia Maria Pereira Valente, contam que, antes, trabalhavam apenas com quadros e molduras, mas durante a crise econômica de 2008, sentiram necessidade de agregar produtos de giro mais rápido e diversificaram o campo de atuação, começando a oferecer presentes diferentes e objetos de decoração, sendo que hoje estes produtos respondem por 50% do faturamento da loja. “Percebemos que Belo Horizonte era carente de lojas com produtos divertidos que, por sua vez, também tinham a ver com o perfil anterior da loja, que sempre comercializou gravuras divertidas”. Segundo as proprietárias, o público jovem é grande, justamente pessoas que não querem coisas muito iguais, mas sim inovar na decoração. “São pessoas que gostam de ter a casa alegre, com um tom mais pop, mais divertido, que fuja do tradicional. Muitos clientes são recém- casados, que estão montando o lar pela primeira vez e querem sair daquele clima de casa de mãe e avó, além de um público grande de gays e lésbicas. Por isso resolvemos montar uma loja com uma linha de produtos diferenciada, fugindo do lugar comum do que já é visto normalmente nas lojas voltadas para a casa”, dizem. Entre diferentes opções, os preços dos produtos na Fabiano Valente vão de R$ 5 a R$ 2,5 mil. Os fornecedores são do mundo inteiro, uma coisa de cada lugar, ressaltam Joanna e Sônia. “É uma tendência que surgiu há pouco tempo e está crescendo, que aumenta com a vontade de ter uma casa com a sua cara. Hoje não tem nada muito certinho, nem tudo precisa combinar de forma óbvia, o bagunçado que é legal. Nada de tradição”, finalizam.

Garimpo na internet

"Os produtos comercializados são diferentes e interessantes, saindo do tradicional e brincando com o cotidiano" - José Augusto Junqueira Neto, na Loja de Garagem - Garimpo do Zé, ambiente de Marco Dias Reis na Morar Mais do ano passado
Além do mundo real, o universo virtual está repleto de opções de lojas que comercializam coisas divertidas para a casa. Com  projeto iniciado em 1998, a Garimpo do Zé é um exemplo, e participou com seus produtos no ambiente da Loja de Garagem,  de Marco Reis, na Morar Mais de 2012, em BH. “Os produtos comercializados são diferentes e interessantes, saindo do  tradicional e brincando com o cotidiano. A ideia surgiu como uma alternativa para uma loja de aplicativos para smartphones.  Como era voltada para a tecnologia móvel, a Garimpo do Zé começou com produtos para essa área, e em seguida foram  adicionados produtos de todo tipo. Com o lançamento da loja na Morar Mais, os produtos para casa ganharam maior  destaque”, acentua o idealizador e proprietário da loja virtual, José Augusto Junqueira Neto.

Agora, a Garimpo do Zé conta com uma vasta linha de produtos diferentes e criativos em diversos setores. Entre os itens  oferecidos no endereço www.garimpodoze.com.br, estão um copo em forma de granada ou uma caneca com a asa lembrando um soco  inglês; fôrmas de gelo de coração, espinha de peixe, estrelas ou revólveres; saleiro e pimenteiro como dois ovos  em um caixa; kit de petiscos com palitos em forma de pregos; porta-copos iguais a batata chips, com o saquinho, ou em forma de botão; almofada com desenho de pizza; aparador de porta lembrando uma nota de cem dólares; kit de jogo  americano que se transforma em aviões de papel; vaso mágico que se expande ao colocar água, para citar apenas alguns exemplos.
Arte pop em peças inusitadas faz sucesso entre os consumidores - Eduardo Almeida/RA Studio Arte pop em peças inusitadas faz sucesso entre os consumidores

“A busca por produtos diferentes nos levou a encontrar muita coisa divertida, e nós as reunimos por acreditar que  o público quer sair do trivial. Na mostra, pessoas de todas as idades adoraram a loja, e a aceitação por parte dos profissionais da área de decoração foi muito grande também. Os objetos divertidos são detalhes que complementam com  charme diversos ambientes, servindo muitas vezes como uma brincadeira. Ser criativo e diferente está na moda e todos  gostam de coisas divertidas e de fácil identificação com o dia a dia. Estes itens são também uma ótima alternativa para  escapar de presentes sem graça e repetitivos”, acrescenta José Augusto.

Quadros, gravuras e miniaturas com referências a artistas do cinema e a bandas famosas estão entre os mais comprados - Eduardo Almeida/RA Studio Quadros, gravuras e miniaturas com referências a artistas do cinema e a bandas famosas estão entre os mais comprados
No website da Laris (www.laris.com.br), também é possível encontrar estes tipos de objeto. Como destaca a diretora, Daniela Schweikert, tudo é válido. “Desde uma moringa para deixar ao lado da cama, um porta-retrato para a sala, espelhos de luz espalhados pela casa e itens coloridos e retrô, como almofadas. A diversão pode estar presente em todos os lugares. Estes objetos podem ser inseridos como acessórios e em pequenos detalhes que dão cor, vida e um toque divertido na decoração, cabendo em todos os ambientes”. Na cozinha, por exemplo, Daniela cita objetos como um ralador de queijo com forma de porco espinho, ou uma espátula em forma de Gingerbread. Na porta de entrada, capachos coloridos; na sala e no quarto, espelhos de luz da linha Pac Man, além de latas retrô, bandejas, porta-copos, fôrma para gelo, canecas, moringas, enfim, uma infinidade de itens, acrescenta. Para Daniela, os produtos divertidos agradam a maioria das pessoas, “porque até os indivíduos com o perfil mais clássico se encantam quando veem um objeto inusitado, alegre e descontraído. Peças bem humoradas, originais e criativas são sempre bem-vindas, e a demanda é cada vez maior. A utilização de objetos mais lúdicos é uma tendência que vem se consolidando nos últimos anos. Além de deixar o ambiente mais moderno, esses objetos encontram seguidores apaixonados em todas as faixas etárias, já que todo mundo tem dentro de si um lado lúdico, criativo e alegre”.

DIVERSIDADE

Caneca com soco inglês da Garimpo do Zé - Eduardo Almeida/RA Studio Caneca com soco inglês da Garimpo do Zé
No endereço eletrônico da LoopDay (www.loopday.com.br), também é possível encontrar de tudo um pouco, como frisa o diretor proprietário, Ricardo Coelho. “Com preços entre R$39,90 até R$1,3 mil, temos artigos para a casa como almofadas, porta- retratos, suportes para chaves, cabideiros, caixas organizadoras, cofres, capas de travesseiros, baús organizadores, cúpulas, placas luminosas, interruptores, luminárias, pufes, relógios, entre outros. Há ainda canecas divertidas, utensílios de cozinha, banheiro e áreas de serviço, gadgets, utensílios de informática (que também são utilizados em casa). Enfim, trabalhamos com uma diversidade de produtos”. Para Ricardo, estes itens descontraídos podem se inserir na decoração de diversos modos, em livings, salas de TV, quartos, cozinhas ou banheiros, dependendo de como é a decoração atual do ambiente, de acordo com a criatividade do morador. “Todos os produtos que estão no site estão disponíveis para venda. A maioria com certeza leva diversão para a casa, mas podemos citar, por exemplo, a grande variedade de almofadas, que passam pela a linha retrô, em formato de Fita K7, disquete e até as antigas embalagens de chicletes. Sem sombra de dúvidas, os produtos divertidos dão outra cara ao ambiente”.

A House Gift (www.housemania.com.br) é outro exemplo de loja virtual voltada para objetos de decoração inusitados, contando com uma linha bem completa de produtos lúdicos, como o capacho do Batman, a almofada Instagram, a luminária de cachorro ou cupcake, o porta chaves em formato de rádio retrô, o porta copos de quebra-cabeça. Segundo a assessoria da empresa, o perfil de clientes está na faixa etária dos 20 aos 45 anos, geralmente pessoas que estão pela primeira vez saindo da casas dos pais e conquistando seu próprio ambiente, ou aqueles que estão reformando e redecorando a casa. “Essas pessoas procuram por uma decoração mais arrojada, lúdica e que mesmo assim não deixa de ser elegante e funcional”.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023