Exposição inspira decoração para as celebrações da Páscoa
Mostra em cartaz no Ponteio e em lojas especializadas sugere a decoração da mesa de Páscoa. Mote das propostas é o resgate e a valorização dos símbolos comuns à comemoração cristã
Amadeu Scarpelli explorou suplás temáticos, além de cenouras, galhos e eras artificiais na decoração
Frente ao apelo comercial, o verdadeiro significado de datas-chave para a comunidade cristã como Páscoa e Natal, acaba em segundo plano, sufocado pela troca de presentes, pela busca por ovos de chocolate. No entanto, ainda há quem faça questão de comemorá-las como antigamente, enaltecendo símbolos, resgatando tradições, voltando-se para a reflexão e para o convívio familiar.
Tal resgate é o tema de mostra de decoração no Ponteio Lar Shopping, em cartaz até o dia 31. Lá, decoradores e designers de ambientes criaram propostas variadas para enfeitar as mesas de Páscoa.
A exposição traz desde sugestões sofisticadas, para um almoço ou jantar, quanto opções mais lúdicas e até descontraídas que privilegiam também o café da manhã dominical. Há ideias mesmo para a turma que vai viajar para o campo ou para o litoral. Presença constante é a do coelho, em diversas versões (de pelúcia, juta e outro tipo de matéria-prima), até mesmo estilizado por uma técnica especial de dobra de guardanapos. Também outros símbolos pascais como os ovos, o trigo, a Santíssima Trindade e o peixe estão presentes.
Christiyan Kellers e Aryadne Santiago assinam decoração sofisticada
Detalhe é que em praticamente todas as propostas existe a mistura entre peças requintadas e rústicas. A designer de interiores Luciana Diniz, por exemplo, utilizou o acervo de família composto por faqueiro, taças bico de jaca originais, louça inglesa e pratos de sobremesa de cristal sobre um jogoamericano feito com tapetinhos de juta originários do Mercado Central. “O legado de Jesus Cristo também contempla a mensagem de simplicidade”, justifica.
A mesa decorada por Andréa Araújo foi inspirada na sua infância, quando toda a família viajava para curtir a Páscoa. “É uma proposta de decoração despojada, para um café da manhã especial, sem pompa e circunstância, mas com vários elementos que simbolizam o significado da Páscoa e a importância da união familiar”, descreve.
Zeuslene Corrêa uniu mesa e aparador em decoração clássica e funcional
Também Catia Maiello optou por criar a decoração de uma mesa de café da manhã, bastante lúdica e moderna, com direito a louça assinada pelo estilista Ronaldo Fraga, além de taças repletas de confetes cujas hastes são adornadas por pequenos coelhos. “Procurei dar um tom alegre para a decoração e também chamar a atenção e a presença das crianças para o convívio à mesa”, cita. A exposição traz um total de oito ambientes com mesas. A decoração é assinada pelos seguintes profissionais: Luciana Diniz, Laura Costa, Carla Araújo, Zeuslene Correa, Chrystian Kellers, Catia Maiello, Janaina Flávia Naves, e Patrícia Vasconcelos de Mello N. Lemos e Andrea Araújo.
Laura Costa: cor vermelha nas taças para representar a paixão de Cristo
Natureza Também em lojas de adornos e decoração há sugestões para enfeitar a mesa com a temática Páscoa. Amadeu Scarpelli usou coelhos em cerâmica e pelúcia, além de galhos com cenouras e heras artificiais. O intuito é trazer a natureza para participar das comemorações em torno da ressurreição de Cristo. “O rústico e os elementos naturais estão em alta na decoração”, lembra.
Janaína Naves e Patrícia Lemos misturaram cadeiras e pufs no ambiente
Na Domi, a mesa de Páscoa também é inspirada na natureza e traz louça com imagens de pássaros, além de flores naturais e coelhos de pelúcia. Como se vê, basta usar a criatividade e pitadas de bom gosto para tornar a comemoração ainda mais especial.
Na Domi, decoração da mesa envolve louça estampada com pássaros
Andréa Araújo inspirou-se nas lembranças de infância para montar uma mesa de café da manhã
Com detalhes em tom lilás, Luciana Diniz representou a renovação
Lúdica: Cláudia Aragão e Catia Maiello chamam a presença das crianças
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação