Vitrine mundial

Milão recebe nesta semana o maior evento de design do mundo

Salão Internacional do Móvel mostra até domingo as principais tendências para o lar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/04/2013 11:16 / atualizado em 12/04/2013 12:18 Joana Gontijo /Lugar Certo
Alessandro Russotti/Divulgação

Até o próximo domingo acontece na Itália a maior festa do design no mundo. Com a presença de arquitetos, designers, fabricantes e clientes, a edição deste ano do Salão Internacional do Móvel de Milão apresenta os lançamentos das maiores marcas da área no planeta. Durante os seis dias do evento, que começou na terça-feira, a cidade vive uma verdadeira efervescência de produtos, conceitos, tecnologia, cultura e pessoas, com a presença maciça de brasileiros.


Annalisa Cimmino/Divulgação
Desde 1961, quando ocorreu pela primeira vez, o Salão do Móvel tem se firmado a cada ano como uma referência mundial para o setor. Neste ano, são 1950 participantes e a expectativa é de 300 mil visitantes vindos de 160 países. Além do pavilhão de exposições que abriga o centro do salão, ao redor de Milão acontecem diversas feiras paralelas que mostram tendências e trazem à tona os novos talentos em design de móveis, luminárias, peças de banheiro e cozinha.

Quando surgiu, a proposta inicial da feira era promover o segmento italiano de móveis e acessórios de decoração no mercado de exportação, e até hoje o salão segue assegurando que a qualidade destes produtos seja conhecida em todas as partes do globo. Mas o desenho original se expandiu para mostrar a produção de diferentes países, tornando o evento o mais importante, em termos gerais, quando o assunto é design.

Com o tema Milão: Interiores de Amanhã, “a feira dita inovação, tecnologia, cultura e tendências que serão utilizados na indústria de móveis e decoração”, ressalta o gerente de marketing da Lider Interiores, Tiago Nogueira. Uma comitiva está na Itália para representar a empresa. “Vamos em busca de novidades, e novos conceitos sobre o decorar e morar bem”, afirma Tiago.

Como em todos os anos, o salão mostra ao público os mais diferentes tipos de artigos para o lar, que vão desde os lançamentos aos objetos de antiquário, passando pelas reproduções até as peças únicas e coordenadas, em estilos do clássico ao contemporâneo, do étnico à fusão de tendências. Estão presentes com grande destaque produtos que revisitam os anos 1950 e 1960, conferindo um tom retrô à mostra, com diferentes reedições de itens famosos. Também ganha força em 2013 a reciclagem de peças e projetos já existentes, além de uma linha interessante de mobiliário de escritório, uma novidade, e soluções para pessoas que moram sozinhas. Entre as propostas tecnológicas, saltam aos olhos um espelho que gira 360 graus através de um sistema de câmeras embutidas, e uma mesa com regulagem de altura por controle remoto.


Apesar dos problemas econômicos que têm atingido a economia italiana atualmente, a indústria local sinaliza uma recuperação que pode ser vista nas áreas de exposição das grandes marcas do país. O fôlego talvez surja ao lado dos novos mercados consumidores que buscam um design de qualidade. Entre a plateia, russos, japoneses, chineses, árabes e brasileiros são apenas alguns exemplos deste público em potencial. Em termos de estética, cresce a aposta em materiais mais baratos e naturais, sem ostentação.
Saverio Lombardi Vallauri/Divulgação

A generosa oferta comercial, a enorme variedade de novos produtos, os estandes cenográficos e os impecáveis serviços de apoio tornam a visita um momento extremamente agradável. Na última edição, no ano passado, o Salão do Móvel de Milão contou com mais de 2,5 mil expositores de todo o mundo, distribuídos em uma área de 203 mil m² , e teve a presença de um público total de mais de 300 mil pessoas.

Tags: design

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023