Uma alternativa para quem não tem espaço externo para cultivar um jardim pode ser criá-lo dentro de casa. É uma tendência na arquitetura trazer para ambientes internos pequenos nichos naturais com plantas em painéis verticais, vasos ou espaços com recorte de terra como, por exemplo, embaixo da escada, corredor ou varanda.
A arquiteta e paisagista Daniela Sedo diz que, além de deixar o ambiente mais bonito, os projetos que reservam recintos para o verde podem ser utilizados para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, pois diminuem o estresse. “Os jardins internos ou jardins de inverno mantêm as plantas protegidas em qualquer estação, preservando as plantas delicadas da incidência ou de muito sol ou de uma forte geada, entre outras intempéries do clima”, explica.
Daniela também dá dicas para montar um painel verde sem gastar muito. “Vasos de terracota específicos para pendurar na parede que possuam um de seus lados retos é uma alternativa. Os vasos possuem 15 cm de diâmetro e 20 cm de altura e são feitos em argila cozida no forno”, exemplifica. Impermeabilizados por dentro e pintados por fora, dão um charme especial para os jardins verticais.
Daniela recomenda também a usar a criatividade, pois qualquer ambiente pode ter destaque se tiver um jardim bem cuidado. “O verde sempre quebra aquele gelo das ilhas de cimento onde vivemos e ainda alivia o clima local, aperfeiçoando a qualidade de vida e do ar que respiramos, o que é ótimo para os dias frios”, finaliza.