Arquitetos, decoradores e paisagistas têm recorrido bastante às plantas permanentes na composição de ambientes. A opção que acrescenta um toque intimista e gracioso vem sendo muito utilizada pela praticidade na manutenção, que demanda apenas limpeza. Aos que não tem tempo de cultivar plantas e mantê-las sempre belas e bem cuidadas, as permanentes são baratas, práticas e têm a mesma proposta - incorporar o charme que plantas propõem na decoração de ambientes.
Atualmente, os modelos artificiais são fabricados em materiais delicados, que transferem esta característica ao resultado final. Feitas de seda, silicone ou com a mistura dos dois, o aspecto e textura das plantas permanentes agora são bem semelhantes às originais, muitas vezes, tornando imperceptível diferenciar uma da outra. Produzidas em todas as cores e tipos, as plantas permanentes se tornaram uma solução barata e prática, uma vez que não necessitam de gastos com manutenção. Para mantê-las sempre novas e conservadas, basta limpá-las com um pano úmido, retirando o acúmulo de poeira.
O arquiteto dá dicas sobre como montar um arranjo bonito e moderno com plantas artificiais. “O único critério que se deve seguir é se atentar na escolha de tipos de plantas que combinem entre si, dando ao ambiente o efeito desejado”, afirma Nardim. Além disso, o profissional indica as opções de folhagens tropicais para tornar o ambiente mais neutro. “Recomendo que as orquídeas sejam misturadas com galhos secos ou folhagem”, afirma