Acerte nas cores

Cores fortes e alegres dão o tom da primavera- verão 2013

A próximas estações estão a caminho e nada como aproveitar o clima colorido e solar para repaginar os ambientes da casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/09/2013 10:21 / atualizado em 03/09/2013 10:32 Lilian Monteiro /Estado de Minas
As paredes da sala ganham cobertura de tons fortes e alegres para manter o contraste com móveis claros - Futura Tintas/Divulgação As paredes da sala ganham cobertura de tons fortes e alegres para manter o contraste com móveis claros
 
Já tem um tempo que fabricantes de tintas e acabamentos, arquitetos, designers e decoradores descobriram que adequar cores e padrões às coleções do mundo fashion é um grande negócio. Apelo na medida para conquistar consumidores de gostos e estilos distintos que gostam de produzir a casa de acordo com as mudanças da estação, assim como ocorre nas passarelas. Se o inverno pede tons mais fechados, que transmitem uma sensação térmica de aconchego, a primavera e o verão que logo chegam são sinônimos de tons que passem energia, luminosidade e alegria. Para essa temporada, como foi apresentado por algumas empresas no Salão do Móvel de Milão, em abril, é hora de investir em tons fortes, beirando o flúor, como exibiu a designer Paola Lenti, com móveis pink, azul e verde.

Reprodução/Internet/www.i-decoracao.com

A arquiteta Márcia Carvalhaes, que tem um trabalho moderno com características clássicas, diz que as cores para o verão são pink, amarelo, verde-esmeralda e todos os tons de azul. “A decoração acompanha a moda. Se não nas paredes, nos detalhes, adornos e tecidos. O que vejo de tendência são cores com personalidade. Cores fortes e luminosas para quem é arrojado.” No entanto, ela ressalva o cuidado na escolha da tinta forte. “Gosto do básico, dos tons neutros, como branco, cinza e bege claros. Se quiser cor, é melhor ter orientação de um profissional para não errar. Recomendo destacar uma única parede com a cor do verão. Ou, então, jogar com a decoração. A parede cinza com almofadas pink. A sala branca com uma cadeira ou mesa lateral amarela, azul ou mesmo vermelha.”

Reprodução/Internet/www.lojaskd.com.br
Márcia Carvalhaes ensina que é importante “manter o contraste”. Se a parede é escura, o mobiliário deve ser claro. Ela lembra ainda que, apesar de tudo depender do cliente e do que ele pensa para sua casa, “tons claros não são usuais para o verão, nada desmaiado”. E se você gostar de arriscar na mistura de cores, ela avisa que é preciso ser craque para manter o equilíbrio. Por isso, para quem está inseguro ou vai fazer a primeira grande mudança, é importante seguir regra básica: “Tons claros e suaves nos quartos para descansar, ainda que também aceitem os fechados, terrosas, que ficam chique. Já cores iluminadas são para abusar nas salas e varandas”.

E para quem pretende trocar as cores de casa, a hora é agora, antes de começar o período de chuvas. “Na chuva, a tinta demora a secar, ainda que o mercado tenha produtos especiais. A parede fica úmida e não é ideal. Na parte externa, então, nem pensar, porque mancha. É um bom momento também porque já se prepara a casa para o Natal e as festas de fim de ano.”

VIBRANTES

O arquiteto e urbanista Carlos Galbe, consultor da Futura Tintas, diz que as tendências da primavera-verão trazem emoção ao dia a dia e vão seguir tonalidades tropicais, com cores fortes e exuberantes, em contraste com as neutras e tradicionais. “Elas podem ser aplicadas tanto em ambientes internos quanto externos. Tudo depende do tipo de uso da construção. Nos espaços comerciais, cores mais vibrantes podem surpreender com a proposta de atrair ou chamar a atenção de um determinado público. Nos residenciais, podem ser aplicadas na medida certa, em uma das paredes, para oferecer o impacto.”

Reprodução/Internet/mauren.terra.com.br
Carlos Galbe reforça que as cores mais ousadas têm de ser aplicadas com moderação. “Elas são recomendadas para pequenas áreas, quando são locais de grande permanência, ou aplicadas em uma única parede. As cores da moda podem ainda compor o ambiente em objetos de fácil substituição, como almofadas e vasos, ou uma montagem de mesa de jantar. O importante é confiar nas possibilidades do amarelo, uma cor alegre e com energia. Indico a opção sol de verão da Futura Tintas. Ele pode combinar com tonalidades de cinza e, em momentos ousados, com o berinjela ou azul profundo.” Quanto ao pink e as variações do rosa, quem vem forte, ele ensina que combinam bem com o cinza e o clássico branco. “Essa cor emociona, tem personalidade forte e pode ser mais surpreendente do que se imagina, tanto em ambientes residenciais quanto nos comerciais.”

Para quem gosta de mudar, o arquiteto lembra que o dinamismo do dia a dia requer soluções que possam se adequar a essa transformação permanente. “É possível dar mais vida a um ambiente com novas pinturas localizadas em determinados espaços e alterações de objetos de decoração. A coloração geral das paredes deve seguir cores mais neutras, apenas com detalhes mais marcantes, para não acirrar o cansaço do dia a dia. Nos objetos, deve-se ousar para que o nosso lar esteja sempre alegre e vibrante. Flores ajudam muito, elas trazem cor, alegria e vida.”
Futura Tintas/Divulgação

Tags: cores

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023