Espaços da Casa Cor MG 2013 unem a genialidade de Niemeyer a propostas criativas e cheias de estilo

Conheça o restante das ambientações da mostra este ano em BH

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/09/2013 12:33 / atualizado em 18/10/2013 10:25 Feminino&Masculino /Estado de Minas

A Casa Cor Minas Gerais chega à 19ª edição em 2013 com uma homenagem a Oscar Niemeyer. A mostra ocupa uma casa projetada pelo arquiteto e datada de 1954, voltando à Pampulha. Com pouco mais de 30 ambientes onde predomina o tom modernista, este ano o evento está menos monumental para ganhar um clima mais intimista, em propostas que primam pela criatividade e o aconchego.

 

 


(Introdução por Joana Gontijo)

Confira a descrição de outros espaços integrantes da mostra:

Lounge do conforto
Marlene Decicino e Luiz Carlos Landim

Sidney Lopes/EM/D.A Press

Despojado nas formas e sofisticado nos materiais, é um espaço destinado à conversa. No pequeno ambiente, destaque para poltrona em ferro dos anos 1950, iluminação intimista, um estratégico aparador em tom laranja e uso de materiais claros com um leve toque de tons quentes, priorizando o equilíbrio, marcado ainda pela mobília com design limpo e atemporal. A sintonia perfeita entre os adornos e obras de arte traz ao ambiente uma personalidade única, cujo objetivo é receber bem.

Loft home shell
Vivien de Casttro

Sidney Lopes/EM/D.A Press

A partir do termo shell, que significa concha, casca ou capa de proteção, a profissional criou um ambiente móvel que remete à casa do caracol. Trata-se de um módulo desmontável e itinerante, inspirado nos containeress: ambientes modulares, super-resistentes, termo-acústicos, aquecidos, fáceis de transportar, empilhar e montar, um “conceito moderno de moradia”. Com apenas 22 metros quadrados, o ambiente objetiva provar que é possível morar com conceito, modernidade e aconchego.

Eco Jardim
Nãna Guimarães

Sidney Lopes/EM/D.A Press

Envolto por heras que cresceram naturalmente no ambiente, é um espaço aconchegante, cujo objetivo é integrar e harmonizar, respeitar e enaltecer a natureza. Tropical, com palmeiras e bromélias, é composto ainda por móveis em madeira de demolição e uma lareira de jardim. A intenção é que as pessoas não transitem apenas, mas interajam com o ambiente, aproveitem o jardim, relaxem. O projeto visa proporcionar lazer, convívio social, cultura, contemplação e educação ambiental.

Gazebo
Estela Netto

Sidney Lopes/EM/D.A Press

A proposta da profissional é dialogar com o projeto de Niemeyer. Para tanto, apostou em elementos arquitetônicos brasileiros como fio condutor do espaço, que conta com mobiliário de Sérgio Rodrigues e Etel Carmona e obra de arte de Sonia Ebling. Para erguer a edificação do espaço, uma escolha sustentável: estrutura metálica e drywall. O resultado é um ambiente onde sofisticação se encontra com a simplicidade.

Adega
Camile Guedes

Sidney Lopes/EM/D.A Press

Inspirada em um homem sofisticado e moderno, a adega é espaço para receber em torno de um bom vinho. Elegante sem ser caricato, foi criado com matérias-primas nobres, como peroba-rosa e mármore travertino romano bruto. Uma estante abriga colmeias de nichos feitos em vergalhão liso avinagrado, onde ficará parte dos vinhos, taças e adegas climatizadas. Do lado oposto, o ambiente para degustação conta com poltronas imponentes, aparador e TV que veiculará programas sobre vinhos.

Espaço FIEMG
Pedro Lázaro

Sidney Lopes/EM/D.A Press

Único ambiente institucional da mostra, o espaço revela iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) de apresentar aos visitantes da Casa Cor um formato produtivo totalmente local. Para tanto, todos os elementos que o compõe são produtos da indústria do Estado. Para apresentá-los, o arquiteto usou conceitos inerentes a nossa cultura. Com inspiração inicial barroca, os contrastes representam a tônica da composição arquitetônica. Destaque para grandes planos envidraçados, volumes em aço carbono, piso e parede em pedra sabão, entre outros.

Contêiner Decorado 2
Cristina Menezes

Sidney Lopes/EM/D.A Press

Chamado de pocket house (casa de bolso), o projeto de 29,89 metros quadrados, construído em um contêiner naval, carrega os preceitos da mobilidade física (pode ser transportado) e sustentabilidade. No espaço, cozinha, mesa para jantar, sala, banheiro, quarto com bancada para escritório. Parte da premissa de ser criado para um morador de alma cigana, amante da natureza. Para minimizar a pequena largura, portas de correr de vidros promovem a sensação de amplitude e uma integração com a área verde externa.

Deck/Bar
Cristina Morethson e Angelo Coelho

Sidney Lopes/EM/D.A Press

Composto por três ambientes integrados, porém distintos, entrada, deck e bar, é um espaço de convivência, lazer e contemplação, já que também funciona como um mirante. Inspirado em uma reta, contrapõe-se com a sinuosidade da residência. A sustentabilidade está presente no uso dos tijolos ecológicos, na madeira certificada e na iluminação em s Há guarda-corpo de vidro temperado e aço inox, além de sofás, mesas e cadeiras distribuídos de forma harmônica.

Café
Bruna Figueiredo e Virgínia Reis

Leandro Couri/EM/D.A Press

Sem interferir na arquitetura, as profissionais aproveitaram a parede revestida com azulejo português para definir o azul e o branco como cores principais: a dupla está nos estofados, mesas, luminárias e ombrelones do ambiente externo. O mobiliário e demais elementos são funcionais e há reaproveitamento de caixotes de feira, além de outras propostas sustentáveis. A iluminação objetiva valorizar o projeto original, cuja interferência objetiva fazer com que o visitante sinta-se em casa e deixe o tempo passar.

Terraço 54
Eduardo Begiato e Edwiges Leal

Leandro Couri/EM/D.A Press

Concebido para tirar partido da belíssima arquitetura da casa, foi também inspirado nas famosas pool parties de Miami Beach. Dividido em duas áreas com pisos distintos, um deck de madeira com mobiliário assinado pelo designer Tunico Lages e outra em piso amarelo recuperado do projeto original, o bar conta com 48 assentos, entre cadeiras e bancos de design distintos. Tudo é harmonizado com as cores amarelo e azul que fazem parte do projeto original e traz leveza e alegria ao espaço.

Sala de banho
Marcia Carvalhaes

Sidney Lopes/EM/D.A Press

Inspirado nos spas de hotéis 5 estrelas do Oriente, o espaço aconchegante convida os visitantes ao relaxamento. Um deck externo, rodeado por um jardim exuberante, dá continuidade ao espaço trazendo o verde para dentro. Destaque para a cerâmica, revestimento decorativo de parede inspirados na natureza dos vegetais, formando uma modulação geometricamente orgânica. São formas recortadas em madeira, e coladas sobre a base de lâminas de porcelanato.

Bilheteria
Junior Piacesi

Leandro Couri/EM/D.A Press

O minimalismo permite o mínimo de interferência na bilheteria, uma caixa de vidro sustentada por aço. O ambiente, executado em pouco tempo, traz resultado leve e harmônico, com destaque para uma bancada feita de cobogó que transforma-se em uma grande luminária à noite. Ainda há pufs de tricô que levam sofisticação e mobilidade ao ambiente, promovem a sensação de aconchego e tornam o espaço ainda mais convidativo.

Sala íntima e circulação
Gislene Lopes

Leandro Couri/EM/D.A Press

O conceito fundamental para o ambiente é o conforto em família. Sem perder a identidade da arquitetura original, o espaço traduz o modo de vida contemporâneo. Com fortes influências do modernismo – ponto de partida para o projeto –, a intervenção da profissional cumpre a função de acolher os moradores que gostam de estar juntos em momentos mais intimistas, seja para uma leitura, ou uma conversa mais descontraída em frente da TV.

Banheiros públicos ecotransportáveis
Sergio Viana e Jonathas Valle
Casa Cor/Divulgação

Desenvolvido em contêineres navais, os banheiros públicos ecotransportávies foram projetados para ser uma estrutura móvel com foco na arquitetura sustentável, sem perder a sofisticação. Com interior revestido em placas que dispensam acabamentos como tintas e cerâmicas e dão um tom de cimento queimado, o espaço de 40 m² traz rasgos que possibilitam a entrada de luz natural e lâmpadas de garrafas pet. Com a implantação de dois contêineres desalinhados (banheiros masculino e feminino), criou-se de um pequeno hall de entrada, utilizando a abertura das portas. A porta do banheiro feminino foi transformada em um painel de espelho junto à cuba de piso e a porta do banheiro masculino foi transformada em uma estante. O espaço comum criado pelo movimento das portas emoldura um belo jardim ao fundo, criando um agradável espaço de encontros casuais.

Loja
Carla Braga
Sidney Lopes/EM/D.A Press

O projeto para a loja da Casa Cor 2013 trata-se de intervenção minimal que tem por objetivo destacar e valorizar elementos da arquitetura de interiores originais da residência projetada por Oscar Niemeyer. O desafio da transformação da lavanderia da residência em ambiente comercial permitiu adotar uma composição cenográfica, que traz como essência o impacto gerado pelo contraste entre os elementos contemporâneos e os revestimentos cerâmicos originais. O uso de cortinas em linho natural como revestimento parietal do ambiente propõe uma releitura do tratamento plástico conferido aos interiores, característica da arquitetura modernista.

Expediente
Editora: Anna Marina Siqueira
Textos: Laura Valente
Fotos: Sidney Lopes e Leandro Couri
Editor de artes gráficas: Álvaro Duarte
Diagramador: Roberto Fialho

Serviço
Local: Alameda das Palmeiras, 444– Bairro São Luiz
Data: 21 de setembro a 29 de outubro
Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira das 16h às 22h; sábado das 13h às 22h; domingo e feriado das 13h às 19h
Ingressos: R$ 50 (idosos e estudantes pagam meia-entrada).
Assinantes do Clube A do Estado de Minas têm 20% de desconto.
Informações:
www.casacorminas.com.br

Tags: mostra

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023