Substituir o piso dos cômodos deixou de ser uma dor de cabeça no momento da reforma. Atenta às demandas do mercado por obras cada vez mais rápidas, limpas e principalmente baratas, a indústria oferece opções que excluem a necessidade de retirada do material anterior. Colados ou encaixados, os pisos ganham cada vez mais alternativas de acabamentos e versatilidade. Amadeirados com tons distintos, texturas e até coloridos, eles podem ser aplicados em qualquer área da casa.
Os carpetes também mudam de cara. De material mais tecnológico que facilita a limpeza e reduz o acúmulo de ácaros, voltam a ser opção para quem quer dar um novo visual para a casa. Para a cozinha e área de serviço, a pintura Epóxi, à base de resina, surge como alternativa para projetos mais arrojados.
A sócia da Innovare Arquitetura Rejane Mendes explica que para locais de permanência prolongada, como os quartos, os pisos laminados ou do tipo vinílico – hipoalergênicos e 100% PVC – são as melhores opções. “Há também revestimento cerâmico que pode ser assentado sobre o piso original com argamassa. Sem contar o carpete, que, apesar de ser pouco usado devido à antiga imagem de que é difícil de limpar e acumula sujeira e ácaros, também é uma boa alternativa. Fabricantes desenvolveram, por meio de pesquisas, fibras e materiais que são muito mais fáceis de limpar e evitam a proliferação de ácaros causadores de alergias”, explica.
O piso vinílico é feito de material emborrachado que deve ser colocado sobre o piso anterior. “É praticamente lavável e, por isso, muito usado em ambientes que exigem assepsia
“Ele não é colado. É aplicada uma manta acrílica sobre o original e depois instalado o flutuante”, diz a designer de interiores Giovana Rabelo. Toda encaixada, essta versão é travada no chão por meio do rodapé. “Nesse caso ele só pode ser usado na área seca”, alerta Giovana
Entre o vinílico e o flutuante, Giovana reconhece que o último tem mais vantagens. “Se precisar trocá-lo no futuro, o processo é mais fácil. Como o vinílico é colado, sua substituição é mais difícil e haverá um custo alto com mão de obra.” Ciente desse contratempo, a Durafloor acaba de lançar uma versão de piso vinílico que, além de mais resistente a riscos e manchas, vem com um sistema de aplicação chamado Click, que dispensa o uso de cola ou qualquer outro preparo. Tudo para atender uma demanda de mercado que prioriza a praticidade.
MODERNIDADE
A pintura Epóxi, amplamente usada em garagens, hospitais e quadras esportivas, chega a ambientes da casa como cozinhas e áreas de serviço. Pode ser aplicada diretamente no taco, cerâmica, pisos de alvenaria e madeira. A grande vantagem está na impermeabilização da área e na facilidade de limpeza. Para quem gosta de inovar, a pintura à base de resina traz uma série de opções de cores e garante ar moderno ao ambiente.