Lugarcerto

Transforme garrafas de vinho em lindos vasos de plantas

Propostas criativas dão outra cara para a decoração, e ainda podem ser ecológicas

Redação Lugar Certo PR
Garrafa de vinho transformada em vaso de suculentas é uma curiosidade do ambiente de Ana Paula e Ana Cláudia Nonato na Casa Cor Bahia 2013 - Foto: Yuji Sogawa/Dois A Arquitetura e Interiores/Divulgação

Aliar a criatividade com a sustentabilidade é algo que faz toda diferença em qualquer projeto de decoração atual. Engana-se quem pensa que esse tipo de inovação demanda muito tempo, habilidade, ou mesmo muito dinheiro. Com simples ideias, o reaproveitamento de determinados objetos acaba trazendo charme para ambientes com propostas mais descoladas, ou mesmo com um maior grau de sofisticação.

Foi pensando nisso que as irmãs Ana Paula e Ana Cláudia Nonato, proprietárias da Dois A Arquitetura e Interiores, resolveram apostar no reaproveitamento de uma garrafa de vinho, que foi colocada entre taças e outros utensílios de ornamentação, transformando-a em um requintado vaso de plantas. O conceito foi exposto na Casa Cor Bahia 2013 (encerrada no início do mês), na Sala de Jantar onde as profissionais homenagearam Gilberto Gil, em um ambiente que mescla sofisticação com toques bem regionais.

Veja fotos da Casa Cor Minas Gerais 2013

A garrafa transformada em vaso se torna ainda mais especial com a escolha das suculentas, plantas que crescem com muita facilidade em recipientes poucos fundos. A excelente capacidade de adaptação foi um fator fundamental para a escolha dessa espécie pelas profissionais. "Elas (as suculentas) são ótimas para decoração e se tornaram uma forte tendência devido ao ótimo preço, por não necessitarem de muitos cuidados e por serem encontradas durante todo o ano", destaca Ana Paula Nonato.

Veja fotos de plantas dentro de casa
Confira imagens de vasos de plantas

Dicas importantes:

1. Pegue uma garrafa vazia de vinho e leve ao vidraceiro mais perto da sua casa. Peça para que seja feito um corte em diagonal, um pouco acima do meio, cortando em média 35% da garrafa.

2. Dentro deste novo recipiente, coloque o substrato específico para as suculentas.

3. Lembre-se que as suculentas não necessitam de água abundante. Regue apenas quando a terra ficar seca e com um borrifador
. Evite regar no inverno, pois normalmente elas entram em repouso e a água só irá favorecer o aparecimento de fungos e bactérias.

4. Arrume as plantinhas de acordo com a sua preferência. Seu arranjo está pronto, lindo e super criativo.
Sala de Jantar homenageia Gilberto Gil misturando elementos regionais a itens sofisticados - Foto: Yuji Sogawa/Dois A Arquitetura e Interiores/Divulgação