Canto da beleza

Penteadeira está de volta e, decorativa ou funcional, se destaca em qualquer projeto

O móvel também é aliado de espaços pequenos por ter dupla função

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/11/2013 07:00 / atualizado em 26/11/2013 15:38 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Projetos da Villa Maria, da decoradora Maria Cristina Bahia, para quartos de crianças e adolescentes - Villa Maria/Divulgação Projetos da Villa Maria, da decoradora Maria Cristina Bahia, para quartos de crianças e adolescentes

Estilo Luiz XV, retrô, moderna, vintage, dos tempos da vovó, contemporânea. Discreta ou em cores vibrantes, a penteadeira é o móvel do momento. Ela encanta as mulheres não só pela beleza, podendo ser a estrela do ambiente, como também pela praticidade. É a peça ideal para organizar os produtos de beleza e ainda determinar um espaço, um canto só seu para se produzir, maquiar, enfim, se cuidar. Além de peças meramente decorativas, principalmente os modelos antigos, as de estilo moderno se transformam com gavetas para guardar bijuterias, perfumes e acessórios.


A arquiteta e designer de interiores Juliana Goulart explica que a penteadeira é um mobiliário originário do século 15 que assume destaque em projetos atuais. Pode ser encontrada em antiquários, lojas de decoração ou até mesmo garimpadas na casa da avó. “É usada em qualquer estilo de decoração. Trata-se de uma peça versátil, que cumpre sua função e traz identidade e requinte. É considerada sonho de consumo de mulheres e meninas, presentes no leiaute de quartos, closets e salas de banho.”

Villa Maria/Divulgação
Juliana diz que há penteadeira com diversos acabamentos: laca, couro, vidro, espelho e madeira. “Ela pode ser executada também em marcenaria e integrada ao mobiliário do ambiente. Para isso basta uma bancada, gavetas com divisórias, espelho e banqueta ou cadeira.” As cores fazem a diferença na hora de escolher esse móvel. “Tons fortes em peças antigas remetem ao estilo vintage, explorado em projetos de quarto de adolescentes e até mesmo em ambientes comerciais, como lojas de vestuário feminino.”

Para a arquiteta, se possível, é viável contar com a iluminação natural para facilitar a maquiagem. Nesse caso, é necessário usar o espelho de mesa. “Se não der, a saída é iluminação artificial com abajur ou luz frontal. O importante é que essa peça resgate o romantismo da época em que foi criada.”

Para Maria Cristina Bahia, decoradora e designer da loja Villa Maria, no Bairro de Lourdes, hoje a decoração aceita vários estilos e misturas que fazem a diferença. Então, vale investir tanto na penteadeira contemporânea, de linhas retas, quanto nas clássicas, com releitura. “Colocá-la num espaço com produção oposta é ousado e superbacana. Usá-la como contraponto é chique: o clássico versus o moderno. Vale também investir em cores fortes, como rosa-pink, bem feminino.” Mas é preciso cuidado nas escolhas, por isso a importância de uma assessoria profissional.

Penteadeira branca, estilo retrô, encanta pela delicadeza e compõe bem o quarto - Filomena-mena-mena/Divulgação
Penteadeira branca, estilo retrô, encanta pela delicadeza e compõe bem o quarto
A decoradora destaca que a penteadeira é sinônimo de romantismo e feminilidade. “Percebo que as clientes que a querem têm perfil sensível. São pessoas que valorizam o momento e gostam de se cuidar, de forma aconchegante, diante do espelho”, diz. De madeira em tons tradicionais, discretos, em cores vibrantes, laqueadas, envernizadas, cobertas por tecido adesivo, por folha de ouro ou prata, as opções são inúmeras e uma, certamente, vai se encaixar na sua decoração. Maria Cristina explica ainda que o móvel é também aliado de espaços pequenos, já que tem modelos versáteis e com dupla função: pode fazer as vezes de uma escrivaninha.

EMBUTIDAS

A arquiteta Laura Santos, do escritório Laura Santos Arquitetura Interiores, diz que as penteadeiras são objetos que agregam valor. “As modernas aparecem acopladas a outro móvel. Tem modelos que lembram cômodas, são funcionais, práticas e quase portáteis.” Uma dica legal é que o móvel pode ser tambéma bancada com espelho embutido, uma cômoda ou escrivaninha. Sugestão que requer toque feminino para se encaixar dentro de um projeto moderno. “E ele pode estar no quarto, no closet e até no banheiro, ao longo da bancada, com um pufe, se o espaço permitir.”

A ideia de criar uma penteadeira a partir de bancada é superprática para aproveitar espaço, um canto sem função ou que seria deixado de lado. Com tantas opções, Laura enfatiza que no caso da penteadeira em módulo, unida a outra peça, é preciso levar em conta o tom do móvel. Um precisa combinar com o outro. “Agora, se a ideia é tê-la como destaque, o modelo precisa causar impacto. Aí, tudo certo e liberado para abusar na escolha.”
Decora Lider/Divulgação

Tags: móvel

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
21 de julho de 2019
08 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura