Brilho e encantamento

Flower designer propõe decoração clássica para a noite e lúdica para a tarde no Natal

Amadeu Scarpelli aposta na ornamentação natural e no dourado para a ceia. Para o lanche, a proposta é divertida, com o uso de gnomos e renas, que agradam às crianças

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/12/2013 07:00 / atualizado em 10/12/2013 14:23 Márcia Maria Cruz /Estado de Minas
As cores tradicionais como vermelho, verde e dourado nunca saem de moda. Amadeu Scarpelli aposta nos símbolos clássicos e nas flores para a ornamentação - Leandro Couri/EM/D.A Press As cores tradicionais como vermelho, verde e dourado nunca saem de moda. Amadeu Scarpelli aposta nos símbolos clássicos e nas flores para a ornamentação

Decoração mais clássica para a noite e mais lúdica para a tarde são as propostas do flower designer Amadeu Scarpelli para festejar o Natal. A pedido do Estado de Minas, ele montou uma mesa para ceia e outra para lanche. As duas propostas são bem distintas. Enquanto a mesa para o lanche é bastante divertida, com muitas cores e gnomos, a proposta para a ceia é mais clássica, com a predominância do dourado.

Especializado em arranjos florais, Amadeu traz outros elementos decorativos para a comemoração do nascimento de Jesus. “As crianças ficam fascinadas com os gnomos”, diz.


Ele lembra que, muitas vezes, algumas propostas não remetem à comemoração. “Em qualquer decoração não pode faltar o espírito natalino. Às vezes, a inovação é tanta que a pessoa se esquece do símbolo natalino”. Para ele, as cores tradicionais como vermelho, verde e dourado nunca saem de moda, pois de imediato já fazem as pessoas as associarem ao Natal. “Com essas cores, a decoração fica mais rica.”


Para a mesa, que pode ser para o lanche ou para outra refeição de acordo com o interesse de cada um, Amadeu compôs a decoração com os ajudantes de Papai Noel em diferentes posições. Os gnomos sobem escadas, ficam escondidos atrás delas ou sentados sobre renas douradas ou simplesmente assentados com as pernas cruzadas. Como as roupas desses seres que povoam a imaginação das crianças são em cores natalinas, a toalha de mesa pode ser em tons claros e rendada.

O adorno central é composto de uma grande escada. As taças são vermelhas e os pratos escolhidos lembram um mosaico de pedras brilhantes. Os porta-guardanapos também seguem motivos natalinos. Como essa decoração é mais voltada para as crianças, a proposta é mais livre e lúdica.

Para a ceia, Amadeu propõe uma decoração clássica, com predominância do dourado. Com poucas cores, juntamente com o dourado, o vermelho das rosas do arranjo central e os motivos florais dos pratos, a decoração atende quem deseja algo elegante e requintado.
Leandro Couri/EM/D.A Press

O arranjo central é composto por rosas naturais vermelhas. “Podemos usar e abusar das guirlandas douradas”, completa. Os pratos têm nas bordas motivos de rosa. Os sousplats, as bordas das taças, os porta-guardanapos e guardanapos são todos dourados. “Não pode faltar o dourado, que representa o espírito natalino”, diz. Associado ao sol, a cor simboliza abundância, o que todas as famílias pedem no Natal. Amadeu completa que não só a fartura de bem materiais, como também sabedoria e conhecimento.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023