Lugarcerto

Luz divina

Decoradora aposta nos tons tradicionais e no fogo para a ambientação natalina

Helô Newton investe nas cores, como vermelho, verde e dourado, para a decoração de Natal. A novidade são as lareiras de mesa, que aliam tradição e modernidade

Márcia Maria Cruz
- Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

A preparação para o Natal é um dos momentos mais apreciados e esperados por adultos e crianças, que contam os dias para a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Motivos natalinos espalhados pela casa mudam o ambiente e fazem com que o clima fique mais divertido. Para criar a ambientação natalina, a decoradora Helô Newton faz o exercício de imaginar toda a sua família reunida ao redor da mesa em comemoração da data mais festiva do calendário cristão. Especializada em criar ornamentação para festas de casamento e 15 anos, Helô gosta de se dedicar, principalmente em sua residência, a recriar a magia natalina por meio da montagem da mesa que irá receber a ceia na noite do dia 24.

Veja fotos da proposta natalina de Helô Newton

Para criar espaço de aconchego e confraternização, ela aposta no fogo e nas cores tradicionais, como o vermelho, o verde e o dourado. “Pensei em algo que pudesse transmitir paz à família e aos amigos.” Ela destaca que a data, em que se comemora o nascimento do Messias, é excelente momento para as pessoas se encontrarem. Trata-se de uma data festiva para que a família possa compartilhar. “É uma forma de você reunir todos em volta da mesa.”

Para cobrir a mesa ela usou passadeiras vermelhas com estampa de bolas brancas. “As bolas são uma tendência. O vermelho simboliza o amor e é por meio dele que vencemos todas as barreiras”, diz. O fogo não pode faltar, porque é a representação do divino, do sagrado. Na decoração ele aparece em duas formas
. Em uma lareira de mesa, feita com duas chapas de vidro paralelas que permitem a visualização da chama, colocada ao centro. A outra aposta são os castiçais nas duas cabeceiras ,tendo cada um deles oito velas longas. “A luz não pode faltar. Ela encanta do bebê ao adulto”, diz. Como o Natal é uma das festas preferidas das crianças, os gnomos aparecem em arranjos que simulam as escadas para alcançar a chaminé por onde os presentes serão entregues.

Mande fotos da sua decoração de Natal e concorra a prêmios na promoção do Portal Uai!

- Foto: Leandro Couri/EM/D.A PressHelô considera que, mesmo com a beleza dos arranjos artificiais, as flores naturais não podem faltar. “Mesmo usando motivos variados, a flor viva tem que estar presente.” Para o Natal, ela escolheu rosas e cravos vermelhos colombianos. “Não podem faltar a luz e a flor natural.” Os talheres e as louças são dourados. “É muito importante o dourado, porque traz mais luz para o ambiente.”

Helô também usou os naked bolos, nomeados dessa forma, pois não recebem cobertura e as camadas ficam à mostra. Eles não são apenas uma guloseima, mas entram como mais um elemento para deixar a mesa mais lúdica e agradável para as crianças. Na data festiva Helô se reúne com o marido, o filho, quatro enteados e seis netos
. “Quando comecei a montar mesas de Natal, sempre pensei que era importante reservar um pedacinho para as crianças. A minha maior alegria é criar a decoração e, depois, ver todos eles em volta.”

Confira imagens dos produtos de Natal da Aluízio Casa
Veja fotos da proposta natalina de Amadeu Scarpelli
Conheça os ambientes natalinos expostos da Loja das Festas

Confira imagens de decorações de Natal
Adentre uma casa do Papai Noel

Conheça uma sugestão para decorar a mesa de Natal

- Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press