Lugarcerto

Natal à brasileira

Shopping de BH tem mostra de árvores de Natal com a cara tropical do Brasil

Concurso de árvores natalinas no Shopping Minascasa homenageia artistas da cultura popular, bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha, arte marajoara e a natureza

Márcia Maria Cruz
Na proposta de Fátima Vasconcelos (E), uma homenagem ao cangaço. Bárbara Antunes (D) incorpora à criação os cactos coloridos de Manoel Graciano - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Designers mineiros aceitaram o desafio de criar árvores natalinas com a cara do Brasil. Sai de cena o pinheiro, tão comum aos climas frios, e entram no foco outros materiais típicos do clima tropical. As peças estão expostas no Shopping Minascasa e poderão ser vistas até 4 de janeiro. As 10 árvores expostas na praça central e nos corredores do shopping, no Bairro Ipiranga, na Região Nordeste de Belo Horizonte, chamam a atenção de quem passa por lá.

Veja fotos das árvores de Natal tropicais

A arte marajoara, Lira Marques, bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha, Manoel Graciano, Nino, Zé Bezerra, João das Alagoas, Ulisses Pereira, Noemisa Batista dos Santos e ex-votos foram a inspiração para os designers. O concurso é realizado desde 2011, a partir de um conceito que norteia a criação. “É uma forma de valorizar artistas tão importantes para a cultura brasileira”, afirma a gerente de marketing do Minascasa e uma das organizadoras do evento, Gabriela Fidelis.


Os projetos serão avaliados por um júri formado pelo superintendente do shopping, Wallace Douglas, pela arquiteta Angélica Araújo, a designer Mary Figueiredo Arantes o colecionador de arte Orlando Lemos e a publicitária e colunista Cris Guerra. O autor da melhor árvore ganhará passagem para Milão. O segundo lugar receberá um iPad e o terceiro, uma máquina fotográfica.


As árvores


- Com detalhes do sertão cearense foi que a designer Bárbara Antunes criou a árvore que homenageia Manoel Graciano. A peça resgata as origens do artista, incorporando à criação os cactos coloridos, com o objetivo de simbolizar a fonte de vida que eles representam na caatinga.

- O projeto de Deusicléia Horta retoma as obras de Zé Bezerra, representante da arte pernambucana. A árvore de Natal é feita de pedaços de madeira e galhos secos, com o objetivo de resgatar a essência de simplicidade e beleza da data.

Conheça a mesa de Natal de Patrícia Andrade e Ana Florença
Veja fotos da Vila de Natal de Cecília Dale em 2013
Veja fotos da proposta natalina de Helô Newton

Confira imagens dos produtos de Natal da Aluízio Casa
Veja fotos da proposta natalina de Amadeu Scarpelli

Conheça os ambientes natalinos expostos na Loja das Festas
Confira imagens de decorações de Natal
Adentre uma casa do Papai Noel

Conheça uma sugestão para decorar a mesa de Natal

- Fátima Vasconcelos se inspirou em esculturas de madeira do artista Nino, que fala da história do cangaço.

Carolina faz a releitura do bumba-meu-boi de João das Alagoas - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press- Carolina Milanez homenageia o artista nordestino João das Alagoas, famoso por fazer esculturas do bumba-meu-boi. A árvore é decorada com pequenos bois de pano e papéis coloridos que contam a história do artista.

- A arte marajoara, tipo de cerâmica fruto do trabalho indígena, foi a inspiração para a criação da árvore do designer Roberto Evangelista.

- Roberta Moreira faz referência aos ex-votos, que trazem elementos religiosos
. O termo ex-votos vem do latim é quer dizer votos realizados.

- As cerâmicas de Noemisa Batista dos Santos, representante da arte do Vale do Jequitinhonha, são a homenageada da designer Carolina Paola. A árvore traz o conceito de presépio, que simboliza o nascimento de Jesus.

- Cláudia Maciel faz um releitura das bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Ela faz uma homenagem à artista Izabel Mendes da Cunha, responsável pela criação das tradicionais bonecas.
Deusicléia retoma as obras de Zé Bezerra em madeira e galhos secos - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press