Natal à brasileira

Shopping de BH tem mostra de árvores de Natal com a cara tropical do Brasil

Concurso de árvores natalinas no Shopping Minascasa homenageia artistas da cultura popular, bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha, arte marajoara e a natureza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/12/2013 13:09 / atualizado em 23/12/2013 14:59 Márcia Maria Cruz /Estado de Minas
Na proposta de Fátima Vasconcelos (E), uma homenagem ao cangaço. Bárbara Antunes (D) incorpora à criação os cactos coloridos de Manoel Graciano - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Na proposta de Fátima Vasconcelos (E), uma homenagem ao cangaço. Bárbara Antunes (D) incorpora à criação os cactos coloridos de Manoel Graciano

Designers mineiros aceitaram o desafio de criar árvores natalinas com a cara do Brasil. Sai de cena o pinheiro, tão comum aos climas frios, e entram no foco outros materiais típicos do clima tropical. As peças estão expostas no Shopping Minascasa e poderão ser vistas até 4 de janeiro. As 10 árvores expostas na praça central e nos corredores do shopping, no Bairro Ipiranga, na Região Nordeste de Belo Horizonte, chamam a atenção de quem passa por lá.


A arte marajoara, Lira Marques, bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha, Manoel Graciano, Nino, Zé Bezerra, João das Alagoas, Ulisses Pereira, Noemisa Batista dos Santos e ex-votos foram a inspiração para os designers. O concurso é realizado desde 2011, a partir de um conceito que norteia a criação. “É uma forma de valorizar artistas tão importantes para a cultura brasileira”, afirma a gerente de marketing do Minascasa e uma das organizadoras do evento, Gabriela Fidelis.


Os projetos serão avaliados por um júri formado pelo superintendente do shopping, Wallace Douglas, pela arquiteta Angélica Araújo, a designer Mary Figueiredo Arantes o colecionador de arte Orlando Lemos e a publicitária e colunista Cris Guerra. O autor da melhor árvore ganhará passagem para Milão. O segundo lugar receberá um iPad e o terceiro, uma máquina fotográfica.


As árvores


- Com detalhes do sertão cearense foi que a designer Bárbara Antunes criou a árvore que homenageia Manoel Graciano. A peça resgata as origens do artista, incorporando à criação os cactos coloridos, com o objetivo de simbolizar a fonte de vida que eles representam na caatinga.

- O projeto de Deusicléia Horta retoma as obras de Zé Bezerra, representante da arte pernambucana. A árvore de Natal é feita de pedaços de madeira e galhos secos, com o objetivo de resgatar a essência de simplicidade e beleza da data.


- Fátima Vasconcelos se inspirou em esculturas de madeira do artista Nino, que fala da história do cangaço.

Carolina faz a releitura do bumba-meu-boi de João das Alagoas - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Carolina faz a releitura do bumba-meu-boi de João das Alagoas
- Carolina Milanez homenageia o artista nordestino João das Alagoas, famoso por fazer esculturas do bumba-meu-boi. A árvore é decorada com pequenos bois de pano e papéis coloridos que contam a história do artista.

- A arte marajoara, tipo de cerâmica fruto do trabalho indígena, foi a inspiração para a criação da árvore do designer Roberto Evangelista.

- Roberta Moreira faz referência aos ex-votos, que trazem elementos religiosos. O termo ex-votos vem do latim é quer dizer votos realizados.

- As cerâmicas de Noemisa Batista dos Santos, representante da arte do Vale do Jequitinhonha, são a homenageada da designer Carolina Paola. A árvore traz o conceito de presépio, que simboliza o nascimento de Jesus.

- Cláudia Maciel faz um releitura das bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Ela faz uma homenagem à artista Izabel Mendes da Cunha, responsável pela criação das tradicionais bonecas.
Deusicléia retoma as obras de Zé Bezerra em madeira e galhos secos - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Deusicléia retoma as obras de Zé Bezerra em madeira e galhos secos

Tags: mostra

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023