Casa de cara nova

Começo de ano é tempo de transformar a decoração dos ambientes

Para repaginar a ornamentação do lar é possível gastar pouco, mudando apenas cores, objetos e adornos decorativos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/01/2014 13:00 / atualizado em 10/01/2014 14:38 CorreioWeb /Lugar Certo
Alguns truques como uma simples colocação de um papel de parede, pintar uma parede ou fazer um painel, já deixa o local com uma cara diferente - Divulgação/Sérgio Jorge Alguns truques como uma simples colocação de um papel de parede, pintar uma parede ou fazer um painel, já deixa o local com uma cara diferente
Com a chegada de 2014, promessas e transformações não faltam. Algumas pessoas querem uma nova aparência; outras uma guinada na carreira. Para muitas, o foco da mudança está dentro de casa: uma repaginada no lar. Aquelas que conseguiram economizar podem contar com a ajuda do 13º salário para trocar a mobília, por exemplo. Porém, os que gastaram mais do que deviam com festejos de fim de ano ou viagens também podem apostar em truques que cabem no bolso para mudar a casa.

Segundo o arquiteto e decorador Nardim Júnior, pequenas reformas podem transformar completamente os ambientes. Muitas vezes apenas uma pintura na parede, a troca de tapetes e luminárias ou apenas de alguns objetos de lugar conseguem dar uma nova vida ao local. “As pessoas estão cheias daquele espírito de renovação e acabam querendo levar essa energia para casa também. Alguns truques como uma simples colocação de um papel de parede - que não custa muito caro - pintar uma parede com uma cor diferente, fazer um painel, já deixa o local com uma cara diferente ” explica.

Para ele, uma boa dica para quem gosta de fazer essas reformas é sempre procurar cores neutras para os móveis mais caros e duráveis, pois com o tempo eles podem perder o estilo e sair de moda. Assim fica fácil de substituir a cor das almofadas e cortinas, por exemplo. “Se mudamos uma almofada, uma cortina ou um tapete, as pessoas já percebem a transformação. E são justamente os detalhes que fazem a diferença na composição dos ambientes, proporcionando maior aconchego”, ressalta o decorador.
Divulgação/Sérgio Jorge
Fazer um intercâmbio pela casa também ajuda a dar uma nova cara. Nardim conta que trocar os vasos e quadros dos quartos com os da sala de estar faz diferença. “A pessoa faz um levantamento do que já tem em casa e que pode perfeitamente se adequar em outro ambiente. Evita que os objetos com uma história de família seja esquecidos em algum canto da casa ou até mesmo jogados fora. Isso torna a repaginada mais barata e mantém a identidade do local”.

“Na varanda, o uso de plantas é uma ótima alternativa e bem acessível. Se a opção é uma mudança mais radical, vale apostar em pinturas com cores fortes, que chamem a atenção. É claro que com certo cuidado para não ficar cansativo para quem vai morar ali. Já para os mais conservadores, o branco nunca sai de moda”, recomenda Nardim.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023