Diante de um mercado promissor, o número de estabelecimentos voltados para atender essa demanda multiplicou-se. Em funcionamento desde 1975, o Comércio de Modulados Kerley viu a concorrência ficar acirrada nos últimos anos. “Atualmente, há muita disputa nesse mercado e temos que lidar diretamente com negócios informais, que têm custos reduzidos e conseguem jogar os preços para baixo”, avalia Kerley Alves, proprietário e segunda geração de administradores da empresa.
Por isso, vale o alerta: para sobreviver nesse ramo, não há espaço para amadorismo. “O mercado está se profissionalizando cada vez mais. Várias grandes fábricas estão abrindo lojas próprias, franquias e concessionárias em todo o Brasil”, afirma Patrícia Hauck, sócia-proprietária da Predilecta. “Além disso, as marcenarias estão se preparando para atuar nesse campo mais competitivo e qualificado, comprando equipamentos, capacitando equipes e investindo em marcas e marketing para se aproximar cada vez mais do comprador dos imóveis no mercado imobiliário. Esse é o cenário em que atuamos”, acrescenta.
Aberta desde novembro do ano passado, a Predilecta foi fruto de muito planejamento. “Depois de quase um ano de análise, desenvolvimento de plano de negócio e principalmente namoro com a CelMar, fábrica que está a mais de 60 anos no mercado e é uma das primeiras a entrar no negócio de mobiliário sob medida, decidimos pelo início das atividades”, afirma Patrícia. Com investimento inicial de R$ 1 milhão, a empresa já trabalha com plano de expansão para os próximos cinco anos
TERCEIRIZAR OU NÃO?
Antes de entrar de cabeça no ramo, é importante ter em conta se a produção será própria ou terceirizada, como é o caso da Predilecta, que conta com o fornecimento da CelMar. “Se o empreendedor pensa em montar a fábrica, terá custos com maquinário, que podem chegar a R$ 200 mil, se considerarmos a aquisição de equipamentos de corte, filetamento de borda e furadeira para furos sequenciais. Isso é o mínimo necessário”, orienta Kerley. Se o negócio for muito pequeno, é possível começar com maquinário básico, que não deve exigir investimentos superiores a R$ 50 mil.
Mas é preciso colocar na ponta do lápis os prós e contras de investir na cadeia como um todo, começando desde a fabricação até a montagem. “O material humano está muito escasso. A mão de obra, portanto, é uma das principais dificuldades de montar uma linha de produção atualmente”, alerta Kerley. Sem pessoal qualificado, corre-se o risco de comprometer os prazos de entrega e a qualidade do produto. Sem contar o investimento mais elevado, inclusive, com a necessidade de aluguel ou aquisição de galpão. Por outro lado, ganha-se na personalização do produto e, consequentemente, da marca.
“Se a intenção for terceirizar, é preciso verificar o registro da empresa nos órgãos competentes e sua idoneidade
Com cinco máquinas dedicadas a corte e acabamento, a empresa fez aporte de R$ 1 milhão para atender as exigências de cada um dos 40 a 50 clientes fiéis. “Já ampliamos o galpão duas vezes e renovamos as máquinas. Nosso último investimento foi em um software, que é instalado na loja do cliente e permite que seja realizado todo o projeto, orçamento do material e entrada do pedido”, afirma Josimar. Mais um exemplo de como esse ramo está empenhado na profissionalização e agilidade na execução dos serviços.
De cozinhas a dormitórios
De olho nas construtoras como clientes potenciais, empresas de móveis sob medida ampliam e consolidam sua participação nesse nicho de mercado
PARCERIA
Não é por acaso que, atualmente, as construtoras representam de 45% a 50% dos negócios da Linea D’Oro. Para se beneficiar de uma parcela desse mercado, muitas vezes é preciso contar com um empurrãozinho de quem já detém ampla experiência. “Fazemos um trabalho de captação de empresas e ajustamos os materiais e produtos ao perfil de cada uma das obras. Empresas que estão construindo prédios de padrão superior exigem qualidade melhor”, reconhece Gustavo.
Em algumas situações, a empresa mineira entra como aglutinadora de marcas. “Por meio dessas parcerias, damos evidência a negócios até então desconhecidos do público em geral”, afirma Gustavo. Com a união de esforços, a Linea D’Oro consegue musculatura para atender uma grande variedade de clientes e ainda ganha em diversidade, já que é capaz de atuar em gamas distintas de empreendimentos imobiliários. Dessa forma, amplia e consolida sua participação no mercado.
Aposta no profissionalismo
Conquistar a confiança do cliente está entre os principais desafios do ramo. Não são raros os casos de empresas amadoras e sem infraestrutura que deram o calote e sumiram. Ou histórias de produtos que não foram entregues e prazos que não foram cumpridos. Reclamações como essas pipocam na internet. Por isso, para fidelizar o cliente, cada vez mais precavido, é preciso apostar pesado em profissionalismo, seriedade e, acima de tudo, execução do serviço assim como previsto em contrato.
Rosália Campos Pires, sócia-proprietária da Art Plan, localizada no Minas Shopping, sabe muito bem a importância de atender às expectativas do cliente. “Trabalhamos muito com indicação e, até por isso, nossos riscos são menores”, reconhece. Segundo pesquisa realizada na loja, 80% dos clientes já voltaram para fazer outros projetos. “Em torno de 15% deles já retornaram mais de duas vezes. Por conta desses resultados, sabemos que estamos apresentando um produto de confiança”, afirma. Chegar a números como os da Art Plan exige escolha certeira dos fornecedores. “Tem muita gente no mercado e a nossa seleção foi baseada no atendimento.”
PROCESSO
Maria Cristina Goulart, proprietária da Euroline, localizada no Ponteio Lar Shopping, também elege a escolhe da marca como fundamental para a credibilidade e excelência do negócio. “Eu e meus sócios já tivemos uma marcenaria, mas, num determinado momento, acreditamos que seria mais produtivo trabalhar com materiais ligados a uma marca. Vinculamo-nos então a uma indústria com experiência e acreditamos que essa escolha foi mais produtiva”, avalia.
Serviço:
Comércio de Modulados Kerley
(31) 3464-2070
Predilecta
(31) 3515-0309
Cort Plac
(31) 3454-5992/3455-8793
Linea D'Oro
(31) 3228-8666/ 3286-4600
www.lineadoro.com.br
Art Plan
(31) 3426-1054
www.artplanbh.com.br
Euroline
(31) 3286-6241
www.euroline.com.br