Residência de 34m² ganha espaço e sofisticação com projeto de transformação

Com dois pavimentos, a casa em São Paulo passou por uma completa alteração de layout na estrutura original

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/03/2014 13:38 / atualizado em 27/03/2014 13:52 Redação Lugar Certo PR /Folha de Londrina
Alexandre Pirani / Divulgação
Uma reforma desafiadora em uma residência de 34 metros quadrados na Zona Sul de São Paulo brilhou aos olhos da arquiteta Cristiane Bergesch. Com dois pavimentos, a casa localizada na Vila Mariana passou por uma completa alteração de layout na estrutura original para que fossem aplicadas soluções de ampliação, de modo a atribuir também boa condição de ventilação e iluminação. Com isso, a morada cresceu e hoje atende todas às necessidades de um jovem casal em 46 metros quadrados.

"Uma das barreiras era a ausência de espaço para a ambientação dos móveis, já que a prioridade era a circulação. Para isso, criei o design de todo mobiliário (living, cozinha e quarto), pois eram necessárias medidas específicas para cada um dos cômodos. Além disso, os tons claros e neutros reforçam a impressão de ambientes com dimensões maiores", explica a arquiteta.

Veja mais fotos da morada

Segundo ela, outra dificuldade era a falta de espaço para as salas de estar e jantar. Isso porque o local que era destinado à sala de estar apresentava diversos acessos de circulação, o que lhe impedia criar a sala de jantar. A porta da entrada principal agravava a situação, pois requeria metade do local para abrir. Por isso, houve a substituição por uma esquadria de correr, que ampliou a área original da edificação e uniu a área externa à residência por meio da criação de uma cobertura de vidro com estrutura metálica, que garantiu ainda uma iluminação natural, inclusive para o interior da sala de estar. O responsável pela parte estrutural é o engenheiro civil paulistano José Anísio Alves da Silva.
Alexandre Pirani / Divulgação
"Os proprietários queriam, além de uma casa confortável e prática, um ambiente para receber amigos e familiares. A área externa, agora incorporada ao projeto, possibilitou contemplar espaços para churrasqueira e jantar", explica Cristiane. No estar, de 11,50 metros quadrados, o sofá cama com revestimento em tecido suede e de 2,27m de comprimento é uma opção para receber visitas, já que a residência tem um único quarto. A TV 42 polegadas garante o conforto, seja para as visitas ou para os dias em que o programa for assistir a um filme confortavelmente no estar.

Além das alterações estruturais, Cristiane projetou um sistema de áudio por tubulação, com caixas de som embutidas nos forros em todos os ambientes e sistema operacional no pavimento inferior. O projeto luminotécnico caracteriza-se por uma iluminação cênica, pois as luminárias embutidas e a sanca têm acionamento independente. Isso possibilita efeitos de acordo com diferentes momentos, podendo criar uma atmosfera mais intimista, formal ou funcional, por exemplo.

Cozinha prática e funcional

A cozinha, localizada ao lado da sala de TV, ficou compacta com 4 metros quadrados, mas não deixou de abrigar todos os itens necessários. O fogão escolhido, por exemplo, foi um cooktop. A porta de correr foi feita em vidro especial que proporciona um efeito espelhado, impedindo a visualização da área interna da cozinha, quando ausentada de luz. os armários de MDF com acabamento melamínico branco tem puxadores em perfil de alumínio, aquecido visualmente pela madeira teka no painel do fundo.
Alexandre Pirani / Divulgação
"Na churrasqueira, há dois gabinetes suspensos em madeira de demolição, sendo que um deles com bancada em granito, que atendem a área do jantar e da churrasqueira e também fazem as vezes de lavanderia. Por esta razão, foi instalado um tanque em inox. Por ser um espaço multiuso, optei por fugir da clássica lavanderia branca e trouxe a madeira de demolição como forma de conferir um aspecto rústico requerido para a área da churrasqueira e jantar", explica.

Soluções de conforto para dormir

No segundo andar ficam o quarto do casal e o banheiro. No dormitório, de 9,52 metros quadrados, a arquiteta acomodou uma cama queen, e adotou a estratégia de uso de espelhos na porta do guarda-roupa para ampliar o ambiente.

(Fonte: Zero Hora - Ana Carolina Bolsson)

Tags: casa

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
22 de setembro de 2018
18 de setembro de 2018