Conforto e beleza para todos os gostos

Em várias propostas, cadeiras e sofás são estrelas no Salão de Milão

Ícones do design de mobiliário, cadeiras se renovam em linhas tradicionais ou arrojadas. Sofás convidam ao aconchego

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/05/2014 14:33 / atualizado em 26/05/2014 14:44 Paola Campos /Especial para o Lugar Certo
Cadeiras podem ser tanto itens indispensáveis no cotidiano, quanto objetos escultóricos - Edra/Divulgação Cadeiras podem ser tanto itens indispensáveis no cotidiano, quanto objetos escultóricos
Milão - Em 1859, o austríaco Michel Thonet revolucionou a história do mobiliário ao produzir peças industrialmente com madeira vergada com calor. A cadeira 214, de custo muito inferior aos exemplares artesanais, ganhou a Europa, foi copiada e abriu espaço para uma grande evolução nas técnicas produtivas. Estava lançada a semente para a produção de móveis em série.

Desde então, a marca Thonet segue forte, mas compartilha o mercado com uma infinidade de empresas que seguiram a sua inovação. As cadeiras seguem como ícones do design de mobiliário, seja como itens indispensáveis no cotidiano, seja como objetos escultóricos. Foi tudo isso o que se viu na mais recente edição do Salão do Móvel de Milão, realizado em abril. Modelos tradicionais com traços ou materiais renovados – como os da própria Thonet – compartilham espaço com modelos arrojados de materiais desenvolvidos com tecnologias inovadoras – como os modelos criados por designers festejados como Karim Hashid. Há padrões, cores e desenhos para todo tipo de gosto.


Cosmit.it/Divulgação
DIVERSIDADE EM SOFÁS É MARCA EM MILÃO

Os sofás e os estofados seguem a mesma diversidade. Clássicos, releituras ou modelos de linhas contemporâneas surgem em ambientações diversas. O ponto de encontro é a busca pelo conforto. Tecidos e tramas naturais convidam ao aconchego, em meio a cortinas translúcidas. O couro ganha versão elegante e descolada no trançado de tiras da marca Flexform. Os tons de tecidos vão além dos básicos bege, preto ou cinza, com tecidos ou detalhes azulados, rosados, berinjela, entre outros.

O designer Piero Lissoni reinterpretou com linhas geométricas contemporâneas o luxuoso estilo capitonné na série Lipp, da marca Living Divane. A antiga penteadeira renasce em linhas contemporâneas com o casamento de materiais como metal, madeira e tecido rústico.

DECORAÇÃO DEMOCRATIZA AS ESCOLHAS NO SALÃO DO MÓVEL
Cosmit.it/Divulgação
O Salão de Milão comprovou que falta de espaço não é problema para a decoração. A cama em que se dorme se transforma na escrivaninha durante o dia, a sala vira quarto e a cama extra entra no lugar da escrivaninha. A marca italiana Clei mostrou que pouco espaço se resolve com inovação.


Sofás compõem belíssimos ambientes e exibem a tendência da decoração - Cosmit.it/Divulgação Sofás compõem belíssimos ambientes e exibem a tendência da decoração
Compondo belíssimos ambientes com os estofados, as estantes vêm em grandes proporções – do piso ao teto, adornadas com muito verde – ou minimalistas, com nichos e prateleiras instaladas em painéis. Cada vez mais se vê que, mesmo com os modismos e tendências, a decoração é democrática. Que venham as novidades, desde que se encaixem ao jeito de cada pessoa viver.

Tags: design

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023