Com apoio da decoração, imóvel temporário ganha o jeito do morador

Móveis sob medida, muito grandes ou em marcenaria devem ser evitados, já que dificultam a próxima mudança

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/08/2014 09:25 / atualizado em 25/08/2014 17:23 Joana Gontijo /Lugar Certo
Bom planejamento decorativo dá personalidade ao apartamento alugado sem mudanças estruturais - Henrique Queiroga/Divulgação Bom planejamento decorativo dá personalidade ao apartamento alugado sem mudanças estruturais
O apartamento decorado por Marina Dubal, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, é um exemplo inspirador de como é bom chamar de seu um lugar que na verdade não é - mas que é eterno, enquanto durar. “Como é um imóvel alugado, evitei coisas sob medida e marcenaria, que servissem só para esse apartamento. O indicado é usar peças e móveis mais modulados que possam ser aproveitados depois em outro lugar. Também não recomendo mobiliário muito grande, que se encaixe exatamente em um espaço, o que piora o transporte na nova mudança”, orienta a profissional.

Veja mais fotos do loft decorado por Marina Dubal

O pequeno hall é uma ambientação charmosa no pé da escada - Henrique Queiroga/Divulgação O pequeno hall é uma ambientação charmosa no pé da escada
Para quem vai alugar um apartamento e quer deixá-lo com o seu jeito sem interferir na estrutura, salienta Marina, um pequeno projeto ou, pelo menos, a assessoria de um profissional, é sempre bem-vindo. “O olhar do arquiteto ou designer faz diferença e ajuda a direcionar para as coisas que realmente terão efeito.”

No caso deste loft, outra ambientação bem sucedida é o singelo hall da escada. O aparador é um antigo móvel herdado da mãe da moradora, e mostra como recuperar relíquias de família pode ser uma saída para gastar menos. “Muitas vezes os parentes que acumularam muita coisa querem se desfazer dos objetos e, dependendo da peça, dá para aproveitar e fica bem legal”, diz a arquiteta. Sobre o aparador, livros, duas leiteiras antigas para flores, vela, e dois quadros para compor.

Estilo com azulejos adesivos

Na cozinha, após a reforma recente feita pelo proprietário, a moradora não gostou do acabamento em fórmica na parede por cima da bancada. A solução dada por Marina foi aplicar ladrilhos hidráulicos adesivos, uma opção de custo baixíssimo e alto resultado estético, e ainda sem obra. “Os ladrilhos coloridos da Adesivart foram garimpados na internet. São oferecidos em diversos padrões, você escolhe e vem o conjunto.” Os azulejos colantes que renovam a rodabancada também são resistentes a umidade, porém não devem ser encharcados.


O ambiente recebeu armários em laminado melaminico preto, da Armário Nunes, nos dois lados, além de gavetões, que casam com as bancadas em granito verde Ubatuba existentes. Os compartimentos foram proposta de iniciativa própria da inquilina, e foram negociados com o dono como benfeitorias, propiciando, junto com algumas melhorias nos banheiros, abatimento de 30% no valor do aluguel durante todo o tempo do contrato. Na parede oposta ao fogão, o rack metálico com rodízios armazena os objetos da cozinha, abriga o microondas e funciona como uma pequena despensa. Como uma peça leve e funcional que servirá posteriormente à casa definitiva, tem excelente custo.
Na cozinha, os ladrilhos hidráulicos adesivos renovam a bancada, dispensando obra - Henrique Queiroga/Divulgação Na cozinha, os ladrilhos hidráulicos adesivos renovam a bancada, dispensando obra

Assista ao vídeo especial sobre o projeto de Marina Dubal e aprenda a decorar um imóvel alugado:


Soluções simples dão luxo ao lavabo

O lavabo, que só tinha a bancada da pia, recebeu um imponente espelho que cobre toda a extensão da parede principal e amplia o estreito ambiente. O detalhe da moldura adesiva colocada por baixo, em estilo barroco, trazida de Nova York, é uma dica para dar charme à peça gastando quase nada e sem reforma – e Marina lembra: as fitas desenhadas estão disponíveis na internet.


O lavabo ganhou clima luxuoso com detalhes da decoração - Henrique Queiroga/Divulgação O lavabo ganhou clima luxuoso com detalhes da decoração
A gravura de Andy Warhol (MOMA), também de uma viagem da moradora, é uma forma simples e bonita de decorar. O cesto para papel higiênico e o tapete que esconde, esperto, o ralo, foram selecionados na Leroy Merlin. A bandejinha de perfumes e sabonetes arremata o clima. O banheiro comum de um apartamento alugado vira, assim, um luxuoso lavabo, com esforço financeiro praticamente nulo.

O segundo andar

No pavimento de cima, o que era um pé direito duplo com mezanino foi transformado pelo proprietário em uma ante sala, dois quartos e um banheiro. O escritório logo integra-se a escada por um peitoril baixo, onde a mesa encostada deixa a circulação livre, formando um atraente espaço de trabalho que aproveita a passagem para os cômodos íntimos.
O segundo andar se compõe com uma ante sala que acessa os quartos e o banheiro - Henrique Queiroga/Divulgação O segundo andar se compõe com uma ante sala que acessa os quartos e o banheiro
A mesa é composta por um tampo em MDF preto, encomendado a marceneiro, sobre pés em cavaletes amarelos adquiridos pela internet na Oppa, como alternativa vantajosa em relação ao preço dos modelos tradicionais. O lustre redondo vintage, na abertura da descida, e a cadeira em tiras de tecido nylon Tidelli, da Axis, fazem um contraponto irreverente e elegante.

O tapete antigo em pele de vaca foi aproveitado para fechar o ambiente, com cabideiro metálico preto da Oppa, e estante de desenho exclusivo da arquiteta. Ao lado da mesa de trabalho, foto de Geo Victor e, na parede oposta, fotos pessoais e serigrafias Box II Base - V. No banheiro que corre nesta parede, o armário embaixo da pia e o superior, um grande espelho com iluminação lateral em fitas de LED, entraram na negociação do aluguel, criando uma nova composição.
O escritório aproveita a área de passagem cheio de estilo - Henrique Queiroga/Divulgação O escritório aproveita a área de passagem cheio de estilo
Refúgio da "dona" da casa

No quarto principal, o papel de parede faz as vezes de cabeceira e concebe uma ambientação para a cama de casal sem pesar a decoração. “Minha intenção foi não deixar aquela cama solta, mas detalhá-la. Como a janela fica por cima em toda a parede, as listras do papel reforçam a noção da horizontalidade”, descreve Marina Dubal. Na sequência da porta, as placas que sobraram do carpete da sala formam uma passadeira lateral à cama que deságua no pequeno baú, peça de família, aplicado com criado. Ele apóia abajur da Templuz, que conversa diretamente com as serigrafias de Rogério Fernandes, da série Mulheres.
No quarto, pontos de cor, peça de família, papel de parede e objetos de arte e design  - Henrique Queiroga/Divulgação No quarto, pontos de cor, peça de família, papel de parede e objetos de arte e design
O armário de sucupira original ganhou charme extra com os puxadores vintage em louça, produtos hoje já muito vendidos em lojas de decoração, a ótimos valores. A colcha antiga, também herança familiar, rouba a cena como a grande protagonista do quarto, mostrando o brilho destes tesouros, que atravessam gerações. Um banquinho de palha e uma banquetinha, no outro lado da cama, mantêm a temática do aconchego despojado. O segundo quarto funciona para receber os hóspedes e como um tipo de closet, como um cômodo de apoio.

Todas estas são ideias simples que têm efeitos incríveis, demonstra a profissional. A decoração confere identidade à casa, e tira a impessoalidade de um apartamento alugado. “Se a pessoa não possui esse talento nato para decorar, acho fácil procurar um profissional para ter um direcionamento. As decisões decorativas dão o conforto necessário. Ajudam o morador a descansar e se sentir em casa, tirando aquela coisa de, ao chegar do trabalho, achar que aquele lugar não é seu”, finaliza.

Tags: imóvel

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023