Cobogós são repensados para compor projetos contemporâneos

Elementos vazados estão em alta na decoração moderna e têm como inspiração os tradicionais cobogós, que reforçam a privacidade sem comprometer a iluminação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/08/2014 09:00 / atualizado em 28/08/2014 19:45 CorreioWeb /Lugar Certo
Marcy Ricciardi/Divulgação
O clássico cobogó se consagrou como elemento de decoração em projetos da arquitetura modernista nas décadas de 1950 e 1960, além de compor a parte estrutural de algumas construções do mesmo período. De volta como tendência, surgem releituras contemporâneas do elemento vazado, que pode ser utilizado como divisor de ambientes - propondo privacidade e, ao mesmo tempo, intimismo.


No projeto assinado pela arquiteta Marcy Ricciardi, o design do cobogó foi desenvolvido pela própria profissional . A ideia foi executada em madeira e pensada como uma divisória, que mantém certa integração. “Os cobogós são uma ótima opção para dividir e harmonizar ambientes sem sobrecarregar. É um bom artifício para ser utilizado em ambientes reduzidos, onde levantar uma parede apresentaria um resultado muito rígido”, explica a profissional.

Marcy Ricciardi/Divulgação

Marcy ressalta ainda que as opções servem para manter a privacidade sem comprometer a iluminação e a visibilidade. Hoje, o mercado disponibiliza diversos modelos, fabricados com materiais como madeira, cerâmica, acrílico, vidro e concreto. Além da função de quebrar a claridade solar, aproveitando a ventilação natural, os cobogós proporcionam um ambiente mais sofisticado e com ar retrô.

Alguns cuidados são essenciais na hora de aplicar os elementos vazados no processo de alvenaria. O primeiro deles é que os cantos vivos dos cobogós devem ser protegidos para evitar danos. “Além disso, o transporte precisa ser sempre realizado na posição vertical, para não comprometer o alinhamento da estrutura”, finaliza a arquiteta.
Marcy Ricciardi/Divulgação

Marcy Ricciardi/Divulgação

Marcy Ricciardi/Divulgação

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023