Ao longo dos tempos, os traços do design foram acompanhando o contexto sócio-econômico-cultural. Grandes criações e designers que marcaram época ainda hoje são referências quando se fala no desenvolvimento do mobiliário no país e em Minas. Se o Brasil ainda engatinha quando se fala em produção autoral no setor, também é certo que profissionais lapidados aqui despontam no cenário internacional.
Minas, por sua vez, tem um design com assinatura genuína ao desenvolver peças criativas, originais, que brincam com linhas retas ou curvas, e que ganham espaço cada vez maior na decoração de ambientes dentro e fora do país. As peças fabricadas nas Gerais apresentam conceitos inovadores, sem deixar de lado referências da nossa cultura.
Hora de respirar design
Lilian Monteiro
Com a ambição de entrar para o calendário anual de Belo Horizonte, o DMAIS – Circuito de Decoração e Design é um projeto idealizado pelo empresário Renato Tomasi com a missão de valorizar, divulgar e democratizar a arte do design, que vai contar com extensa programação, que inclui lançamentos de produtos, exposições, palestras, seminários, oficinas de criação, vitrines decoradas, mostras e inúmeras intervenções.
O empresário enfatiza que Belo Horizonte até poderia receber número maior de ações, mas ele considera importante limitar a 50 para ocorrer maior interação entre as iniciativas. “Todas as ações foram analisadas e aprovadas pelo comitê organizador. Desta forma, tudo foi pensado para que os visitantes possam aproveitar os eventos e se envolver com tudo o que foi preparado da melhor forma, com conforto, comodidade e acesso facilitado.” Ele reforça que “95% dos eventos serão gratuitos”.
O DMAIS, certamente, vai gerar negócios diante de tantos talentos reunidos. De acordo com o idealizador, lojistas locais e nacionais, designers, varejistas, marcas de design, museus, instituições, entidades beneficentes e shoppings estarão comprometidos com o tema do design. A inspiração, confessa, partiu de iniciativas internacionais, como o Fuori Saloni, na Itália, o London Design Festival, além dos eventos de design que ocorrem em Nova York durante o ano. “Acredito que o DMAIS possa vir a ser uma data oficial no calendário anual de BH. É um acontecimento de peso para envolver diversos segmentos para discutir o design em todas suas formas.”
1 - O designer Pedro Moog, da Lattoog Design, é o convidado da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD-MG) para comandar palestra sobre processo criativo, dia 17/9, às 10h, no cinema do Ponteio Lar Shopping para 200 convidados (não é aberto ao público)
2 - A Abatjour de Arte apresentará a exposição 'Reinvenção' para inaugurar a nova sede no Bairro Sion (Rua Califórnia, 150), instalada numa construção modernista projetada em 1959 pelo arquiteto Sylvio de Vasconcellos e tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. A mostra ficará aberta ao público em todo o período do DMAIS, de 16 a 27 deste mês. A marca convidou 15 artistas e designers que farão a interpretação pessoal de uma luminária clássica do designer Max Ingrand, datada de 1954. Essas peças únicas serão vendidas durante a exposição e a renda revertida para a Jornada Solidária Estado de Minas. Os artistas convidados são Andréa Gomes, Camila Faria, Cristiano Sá Motta, Daniela Karam, Fernanda Santiago, Fernando Pacheco, Fernando Vignoli, Graça Ottoni, Gustavo Penna, Isabela Vecci, Martielo Toledo, Miriam Quick Doll, Pedro Lázaro, Rodrigo Cezario e Victor Dzenk.
3 - Nomes consagrados, nacional e internacionalmente, serão lembrados e terão coleções lançadas ou instalações e interferências utilizando seus produtos. Os designers Charles e Ray Eames serão homenageados na exposição 'Inside'. A Saccaro apresenta a coleção Habitat com a poltrona Cobogó, do designer Roque Frizzo.
4 - Haverá lançamentos de produtos de designers, como da paulista Jaqueline Terpins e do conceituado Jorge Zalszupin, referência do design moderno brasileiro.