Funcional e arrojado

Ombrelones são ideais para curtir o verão no conforto de uma sombra fresca

Peça fundamental em projetos paisagísticos de área externa, ele cai bem na beira da piscina, no jardim, em sacadas e até varandas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/01/2015 13:29 / atualizado em 22/01/2015 07:26 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Ombrelones em projetos da Tok de Conforto: produto está em alta no mercado em função das altas temperaturas do verão e dos designs estilosos - Celso Lima/Divulgação Ombrelones em projetos da Tok de Conforto: produto está em alta no mercado em função das altas temperaturas do verão e dos designs estilosos
Além de ser funcionais, os ombrelones oferecem sombra, protegem dos raios solares e, de quebra, dão um toque sofisticado e charmoso aos ambientes. Num país como o Brasil, então, eles são essenciais na sua função básica, que é de guarda-sol. Mas não é qualquer guarda-sol, são modelos imponentes, estilosos, com dobras e angulações que garantem versatilidade e beleza. Antes limitados a piscinas e praias, eles ganharam espaço no país e se tornaram ótima opção de decoração e proteção para áreas externas de imóveis residenciais e comerciais.

Portanto, o verão brasileiro não é só de caça ao ar-condicionado e ventiladores. A busca por ombrelones no mercado está mais do que aquecida. Com diferentes formatos, eles são uma opção charmosa e moderna que transmite mais personalidade ao espaço. Para Salim Chueire Felisbino, sócio-proprietário da loja on-line Tok de Conforto, uma das principais revendedoras de ombrelones belgas no Brasil, o aumento da temperatura e a constante utilização do item em projetos assinados por profissionais consagrados fizeram a procura crescer expressivamente nos últimos meses. “Hoje, o ombrelone é objeto de desejo. Além de garantir conforto térmico e proteger contra os raios do sol, ele apresenta um design arrojado que se destaca nos mais variados ambientes. Isso fez com que as pessoas valorizassem ainda mais o produto, que pode ser encontrado em diversas opções de preços, cores e estilos.”

Graziela Costa, arquiteta da CLS Arquitetura e Interiores, escritório com atuação nas áreas de urbanismo, arquitetura e arquitetura de interiores, diz que ombrelones são sinônimo de sofisticação e estilo para ambientes externos como varanda, terraço, cobertura, áreas de jardim e piscina. Ela não o recomenda para espaços pequenos, já que o efeito será desproporcional, e destaca a beleza das peças e o fato de ter acabamentos que combinam com a decoração. Se ela for de madeira, é possível escolher um modelo de ombrelone de madeira ou alumínio anodizado bronze, por exemplo. E tem os coloridos, branco, preto, verde...

Mas Graziela lembra que ombrelones não são recomendáveis para lugares em que ventam demais, já que, apesar de resistentes, eles podem virar. Então, se tiver na área da piscina, é legal pensar a posição onde ele será instalado. “Os mineiros usam muito ombrelone nas coberturas, nas fazendas, casas de campo. Além da função de proteção solar, eles criam áreas de refrescância, com sombra e aconchego. Sem falar que é superarrojado.”
Celso Lima/Divulgação
A arquiteta lembra que o acessório, usando tanto em residências quanto em prédios comerciais, fica bacana em cima de espreguiçadeiras, de esteiras, na mesa de almoço, em cima de um ofurô... Basta criatividade e um projeto que levará em conta não só a área, mas todas as variações de um ambiente para ter equilíbrio e harmonia. Vale lembrar que o ombrelone não é barato, por isso, irá pesar se errar na escolha. No mercado, o preço varia de R$ 500 a R$ 10 mil.

VARIEDADE

Para a arquiteta, urbanista e designer de Curitiba Katalin Stammer, supervisora dos cursos de design de interiores e de jardins do Centro Europeu, os ombrelones são um dos fenômenos do verão 2014/2015, podendo ser combinados com mesas, cadeiras, chaises, sofás e outros móveis externos. “Disponíveis em diversos formatos, tamanhos e materiais, os ombrelones têm a cara do verão. Dão uma identidade bem especial para ambientes externos, como jardins e varandas, e até mesmo para ambientes internos que têm muita incidência de sol, como os espaços fechados com coberturas de vidro, característica muito comum em empreendimentos comerciais.”
Celso Lima/Divulgação
Fixados em bases no chão ou na parede, os ombrelones geralmente são impermeáveis e podem ter até três metros de diâmetro. “De fibra, madeira ou metal, eles estão disponíveis para os mais variados projetos de paisagismo, podendo ser facilmente incorporado aos ambientes. Além disso, os ombrelones podem ser encontrados em diversos tamanhos e cores. Algumas opções, inclusive, combinam a base com floreiras. Com toda essa variedade e funcionalidade, o produto terá muito destaque nos próximos anos.”

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura