Use recursos de decoração para economizar energia elétrica em casa

Em tempo de escassez de água, arquiteta dá dicas de como aproveitar o décor a favor da natureza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/01/2015 10:00 / atualizado em 27/01/2015 10:50 CorreioWeb /Lugar Certo
As cores claras refletem mais luz o que permite que os ambientes permaneçam por mais tempo sem necessidade de luz artificial - Henrique Queiroga/Divulgação As cores claras refletem mais luz o que permite que os ambientes permaneçam por mais tempo sem necessidade de luz artificial
IPVA, IPTU, lista de material escolar, plano de saúde e ainda as contas fixas de todo mês. O início do ano é pesado para o bolso dos brasileiros. Por isso, é preciso se organizar para equilibrar as contas. A arquiteta Ana Lívia Werdine ensina que é possível usar os recursos da arquitetura e da decoração para economizar ao menos na conta de energia.

Segundo ela, a utilização de lâmpadas que consomem menos, como as de LED, é uma boa opção. “São lâmpadas mais caras, porém, o investimento inicial mais alto é compensado mensalmente na conta mais enxuta. Outra sugestão são sensores de presença. Eles evitam que as lâmpadas fiquem acesas quando não há ninguém nos ambientes”, conta.

Outras ações simples podem contribuir bastante, como pintar os ambientes de cor clara, de preferência o branco, o que já ajuda muito. “As cores claras refletem mais luz. Assim, o ambiente permanece mais tempo sem necessidade de luz artificial. A utilização estratégica de espelhos e dimmers, que controlam a intensidade da luz, também são bem-vindos”, ensina.

A construção de mais janelas permite iluminar e arejar o ambiente naturalmente reduzindo o consumo de luz artificial e também de ar condicionado - Henrique Queiroga/Divulgação A construção de mais janelas permite iluminar e arejar o ambiente naturalmente reduzindo o consumo de luz artificial e também de ar condicionado
Outro recurso que ela indica é aproveitar ao máximo a incidência de luz natural. “A construção de mais janelas e que permitam a ventilação cruzada, arejando o ambiente naturalmente, faz com que a necessidade de luz artificial seja menor, assim como o uso do ar condicionado, vilão da conta de luz”, ressalta Ana Lívia.

A automação, que permite que com um único comando seja possível apagar todas as luzes, fechar as cortinas e gerenciar a parte de segurança da casa, por exemplo, também é uma aliada nesse processo de economia de energia elétrica. “A automação e o posicionamento correto de three ways também permitem um uso mais inteligente da iluminação e, por isso, reduzem custos”, explica a arquiteta.

Com tantas opções simples e eficazes, mesmo com o aumento na conta de luz, dá para economizar. “Todos estes recursos, além de reduzirem gastos na conta, são ecologicamente corretos, ou seja, não agridem a natureza”, encerra Ana Lívia.

Tags: dicas truques decoração economia energia

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023