Erly destaca as azaleias entre as espécies que florescem no outono, que já começam a soltar flores para ter seu apogeu no inverno. “Algumas espécies de buganvília, as de tons rosados e lilases, colorem os muros nesta estação com outras trepadeiras como: clerodendrum, o jasmim-dos-poetas, a glicinea e o jasmim-amarelo. Quem também florece nesta época são Streptosolen, rosas, áster, Alpinia zerumbete e Heliconia angusta.”
Erly enfatiza que é importante que as plantas sejam colocadas em locais com boa luminosidade para aumentar o tempo de duração. “A rega, de modo geral, deve ser feita sempre que a terra começar a secar. Colocar o dedo na terra é a melhor forma de sentir se a planta está precisando de água. Tanto a falta como o excesso de água fazem mal.” Para a paisagista, a particularidade do outono é que, nesta estação, “as plantas começam a entrar na época do descanso vegetativo. Por isso, é hora de podar e adubar o jardim, para ele estar saudável na primavera”.
HIBERNAÇÃO
A paisagista Daniela Sedo, de São Paulo, reforça que, no outono, as plantas começam a entrar em estágio de hibernação, as flores e árvores se alimentam menos, já que entram em estado de “dormência”. “É justamente no outono que as plantas se esguardam de energia, para que na primavera floresçam, frutifiquem e se mantenham bonitas por mais tempo. Muitas espécies não florescem nesta época
Daniela lembra que, no outono, a adubação deve ser intensificada para que absorvam ao máximo os nutrientes. “Quem gosta de plantas e flores não abre mão de tê-las sempre bonitas em casa, mesmo em estações como o outono e o inverno. Por isso, uma opção pode ser a montagem de um projeto de jardim de outono – inverno, com o colorido da azaleia, bergônia, bico-de-papagaio, camélia, flor-de-maio, ipomeia, orquídea, quaresmeira, sálvia, antúrio, bela-emília, pinheiro, kaisuca, buchinho, peperomia, miniantúrio, entre outras espécies.” Para ela, a estação é ideal para trabalhar com paisagismo dentro de casa, com vasos coloridos feitos de resina – que dão um ar sofisticado e moderno aos ambientes. “O importante é cuidar bem das espécies nesse período, para que na primavera – verão as flores estejam lindas e floridas.”