O arquiteto Bruno Garcia Athayde responde a pergunta: “Eu sugiro que a pessoa monte seu próprio bar dentro de casa” , diz. Ele complementa destacando que a ideia vem fazendo sucesso entre os consumidores. “De início isso pode até assustar o cliente, mas depois de conhecer as inúmeras opções que oferecemos e ver que conseguimos deixar o espaço do jeitinho que ele imagina, sempre fechamos o negócio”, explica Athayde.
A dica do arquiteto é de que o bar seja instalado nas áreas sociais da casa ou apartamento, pois é o local em que se costuma receber os convidados e, para que ele seja realmente funcional, deve ser bem planejado e ter um lugar que acomode as bebidas e os principais acessórios, como abridores, saca-rolhas, porta-copos, copos e taças.
Para quem não tem tanto espaço, a opção é investir na cozinha gourmet, que tem uma estrutura criada especialmente para moradores que gostam de organizar reuniões descontraídas. Esse ambiente costuma ser caracterizado por reunir elementos essenciais que propiciam a interação entre as pessoas, como a bancada ampla com espaço para a pia - que normalmente é dupla - facilitando o manuseio dos alimentos. “Também é comum inserir nesse tipo de projeto uma ilha com banquetas para que todos possam se acomodar com conforto. Para completar a interação entre os convidados na cozinha, o forno ou cooktop ficam integrados junto ao balcão principal”, acrescenta Athayde.
Conheça dois tipos de ambiente com essa proposta e inspire-se!
Bar moderno
Ciente da crescente procura por espaços com a proposta de cozinha gourmet, o projetista Ricardo Derze desenvolveu um ambiente acolhedor de aproximadamente 10 m². “A cozinha se tornou um ponto de encontro. Ela é mais informal e permite que as pessoas sejam recebidas com mais conforto e aconchego”, explica.
A ilha acoplada foi criada com dois painéis de MDF de 25 mm cada. Posicionada de frente para a bancada, permite que os convidados sentem-se com conforto nas banquetas e consigam degustar os pratos e bebidas servidos. “Lembre-se que a circulação deve ser planejada com atenção em ambientes gourmet. É preciso ter espaço para se movimentar sem prejudicar o conforto das pessoas que estão sentadas”, aconselha Derze.